Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Maria Antonieta

Maria Antonieta: O que aconteceu com os filhos da rainha francesa?

O destino de Maria Antonieta é conhecido por muitos, mas a vida de seus quatro filhos desperta curiosidades até hoje

Joseane Pereira Publicado em 22/05/2020, às 12h00 - Atualizado em 05/01/2023, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura oficial de Maria Antonieta - Domínio Público
Pintura oficial de Maria Antonieta - Domínio Público

A lendária morte de Maria Antonieta durante a Revolução Francesa é conhecida por muitos. Entretanto, a tragédia de seus filhos continuou a se desdobrar após sua decapitação, em 16 de outubro de 1793. O que aconteceu com eles?

Os filhos

Maria Antonieta e Luís XVI tiveram quatro filhos, mas apenas um deles chegou à idade adulta. O primeiro foi uma garota, chamada Maria Theresa — em homenagem à avó materna. Em 1778, após ela nascer, Antonieta sofreu uma crise convulsiva e entrou em colapso; provavelmente pelas 12 horas em trabalho de parto.

Maria Antonieta e seus filhos/ Crédito: Domínio Público

Após se recuperar, ela teria dito: "Pobre garotinha, você não é o que era desejado, mas não é menos querida por isso. Um filho teria sido propriedade do Estado. Você será minha".

Três anos depois nasceu Luís José, o herdeiro masculino do rei; seguido por Luís Carlos, em março de 1785; e Sofia, em julho de 1786 — que faleceu no primeiro ano de vida por nascimento prematuro. José, o herdeiro, também faleceria cedo: aos 7 anos de idade, provavelmente por tuberculose.

As reviravoltas

Em 14 de julho de 1789, com o assalto à Bastilha, Maria Antonieta e seus dois filhos restantes foram transferidos para prisão domiciliar nas Tulherias. Em 1795, após a execução de seus pais, o menino Luís Carlos — nomeado Luís XVII — morreria com apenas 10 anos de idade, por problemas de saúde relacionados às brutais condições de prisão.

Portanto, Maria Theresa, aquela adorada pela mãe desde o nascimento, foi a única integrante da família que sobreviveu. Em 1795, aos 17 anos, ela foi finalmente libertada e se casou com seu primo, o duque de Angoulême.

Maria Theresa, filha de Maria Antonieta/ Crédito: Domínio Público

No entanto, sua vida como duquesa não foi das mais felizes: o casamento nunca foi consumado e ela passou a maior parte da vida exilada. Em 1830, Theresa alcançou tecnicamente o título de rainha da França; que durou 20 minutos, tempo suficiente para o marido assinar sua abdicação.

Maria Theresa morreu em outubro de 1851, aos 72 anos. Em seu testamento, ela perdoou aqueles que tornaram sua vida tão infeliz, seguindo um costume familiar.