Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Neste dia em 1919, as ruas de Boston eram tomadas por uma enchente de melado

Esse foi um dos piores acidentes industriais do século 20 resultando em 21 mortos e 150 feridos

Redação Publicado em 15/07/2019, às 18h45 - Atualizado em 19/07/2019, às 18h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O quarteirão arrasado pela gosma letal - Crédito: Reprodução
O quarteirão arrasado pela gosma letal - Crédito: Reprodução

Alguns habitantes do bairro de North End, região central de Boston, nos Estados Unidos, alegam sentir um vago odor de cana-de-açúcar em dias de verão. Nunca houve a confirmação se o cheiro é real ou imaginário, mas o fato é que aquelas mesmas ruas um dia estiveram cobertas de melado - e corpos. 

O nome é meio ridículo, mas a enchente de melado de Boston foi um dos piores acidentes industriais do século 20. Em 1918, a fabricante de álcool industrial através do melado de cana, Purity Distilling Company, construiu um gigantesco tanque de melado para receber cargas de navios vindos do Caribe.

Doce nas paredes

Medindo 15 metros de altura por 27 de largura, o tanque se tornou uma atração local para as crianças, que recolhiam de suas paredes o doce e pegajoso conteúdo que vazava. Sabendo das falhas estruturais, a empresa se contentou em pintar as paredes do tanque de marrom para ocultar o problema. 

Até janeiro de 1919, o arranjo funcionou bem, até que a temperatura começou a subir e o melado fermentou, criando pressão. Foi então que, em 15 de janeiro, às 12h30, moradores ouviram um barulho de metralhadora.

Morte por melado

O som pertencia ao tanque disparando seus rebites, ao que se seguiu numa explosão. Os 8,7 mil m³ de melado formaram um tsunami de 10 metros de altura, que se moveu a 56 km/h, destruindo muros, prédios e os trilhos do trem elevado que corria próximo.

Pessoas e animais, incluindo vários cavalos, foram engolfados pela maré e mortos por asfixia, sem chance de escapar do líquido pegajoso. A tragédia terminou com 21 mortos e 150 feridos. E um dos mais desagradáveis trabalhos de limpeza da história.