Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Área 51: O que os Estados Unidos escondem na sua base ultra-secreta

Sigilosa e misteriosa, a Área 51 é protagonista de diversas teorias da conspiração que envolvem, principalmente, extraterrestres e OVNIS

Isabela Barreiros Publicado em 21/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de um alien e de uma placa da Área 51 - Creative Commons
Montagem de um alien e de uma placa da Área 51 - Creative Commons

Localizada no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, a Área 51 é uma famosa base militar estadunidense criada em 1955, no auge na Guerra Fria. Mas, como acontece em diversas instalações da força aérea americana, ela não tem sua função divulgada ao público. Quase todas as coisas que se falam sobre a base é suposição, especulação e teoria da conspiração.

Tudo começou em 1989, quando o físico Bob Lazar afirmou ter trabalhado na Área 51 durante os anos de 1988 e 1989. Ele iniciou um movimento de teorias da conspiração que rondam, desde a época até os dias de hoje, a instalação militar. O físico afirmou que ela servia como esconderijo para o estudo de discos voadores extraterrestres, ou seja, OVNIS, e que teria visto nove deles circulando pelo local.

Crédito: Wikimedia Commons

Supõe-se que a base tenha surgido com o objetivo de desenvolver aviões secretos, o que justificaria os diversos galpões que existem por ali. Alguns afirmam que em um setor dos 51 que foi criado o Lockheed U2, avião de reconhecimento famoso por realizar atos de espionagem contra a União Soviética durante a Guerra Fria.

Mesmo que a área nunca tenha sido declarada como secreta, o que acontece lá dentro é definido como informação confidencial. Isso fomenta mais ainda a criação de teorias a respeito do lugar. Thomas Bullard, autor de The Myth and Mystery of UFOs (O Mito e Mistério dos Óvnis), diz que os estadunidenses duvidam muito do governo.

"Depois que a confiança entre o governo e o público foi corroída pelos acontecimentos da Guerra do Vietnã e o escândalo de Watergate, Roswell e a Área 51 entraram no vocabulário popular como referências da dissimulação do governo", afirmou Bullard.

As mais famosas teorias da conspiração a respeito da Área 51 quase sempre envolvem seres extraterrestres e espaçonaves que pertentem a essas ditas criaturas. Tecnologia extraterrestre, a criação de híbridos de humanos e aliens e o local onde foi gravada a cena do homem chegando à Lua, são inúmeras teses que invadem o folclore estadunidense e até mesmo mundial.

A instalação militar é alvo de muita inquietação — o que fez com que mais de um milhão de pessoas confirmassem presença em um evento do Facebook que tem como objetivo invadir a Área 51 para revelar, enfim, todos os seus mistérios. A ação está marcada para o dia 20 de setembro deste ano e conta como descrição as frases "podemos nos mover mais rápido do que suas balas. Vamos ver esses alienígenas”.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon

Alienígenas no Passado do Brasil: Casos insólitos antes de 1947, Edison Boaventura Júnior (e-book) - https://amzn.to/2JGooVg

UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro – Brasil, Anderson Oliveira (e-book) - https://amzn.to/2N4rsMS

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2DLOmmO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du