Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Orgasmos e conhecimento: A primeira Sex Shop foi criada por uma mulher

Para ganhar dinheiro em uma sociedade que se recuperava da guerra, Beate Uhse decidiu transformar o prazer em um negócio lucrativo

Pamela Malva Publicado em 29/02/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de fachadas de Sex Shops - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de fachadas de Sex Shops - Getty Images

Por séculos, as pessoas encontraram as mais diversas formas de produzir prazer. Há 28 mil anos, alguém decidiu criar um dildo para atingir os orgasmos. Milhares de anos mais tarde, em 1962, uma mulher decidiu transformar esse universo arrepiante em um negócio.

Beate Uhse acabara de ficar grávida e viúva, tudo de uma só vez. Ela estava sozinha e teve de encerrar sua carreira como pilota, devido ao bebê em sua barriga. Para ganhar dinheiro em uma sociedade que se recuperava da guerra, decidiu vender produtos de porta em porta.

Mas veja bem, Beate não vendia revistas ou CDs. A mulher oferecia brinquedos sexuais, conselhos sobre sexo e conhecimentos sobre métodos anticonceptivos. Carismática e dedicada, ela logo fez amizade com todas suas clientes e consumidoras.

Beate Uhse, a criadora da primeira Sex Shop / Crédito: Wikimedia Commons

Assim, em 1946, ela redigiu e distribuiu um guia matrimonial — e vendeu mais de 32 mil cópias! Sua fama começou a aumentar e ela viu que poderia fazer alguma coisa com todo o reconhecimento.

Então, em meados de 1960, durante a Revolução Sexual, Beate inaugurou o Instituto de Higiene Conjugal, a primeira sex shop do mundo. O nome, criado para driblar o mau julgamento cheio de tabus da época, parecia careta, mas pouco representava o interior do empreendimento. Logo, a loja virou uma referência no universo erótico.

Sua iniciativa estimulou o surgimento de outras sex shops por todo o mundo. Em 1990, por exemplo, países conservadores como a China e a Rússia legalizaram o novo modelo de comércio. Mais tarde, em 2001, a primeira loja sensual apareceu em Paris.


+Saiba mais sobre Sexo através dos anos com os livros abaixo

O Prazer do Sexo, de Vicki León (2014) - https://amzn.to/370P50p

As origens do sexo, de Faramerz Dabhoiwala (2012) - https://amzn.to/2uVV4FD

Uma Breve História do Sexo, de Claudio Blanc (2010) - https://amzn.to/30ugdCh

Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil, de Paulo Sérgio do Carmo (2019) - https://amzn.to/2Nxx6qF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.