Curiosidades » Páscoa

Tradição milenar: os ovos de páscoa mais antigos do mundo

Encontrados por um historiador britânico, os ovos pertenceram a mãe de um piloto de caça da Primeira Guerra

Thiago Lincolins Publicado em 10/04/2020, às 09h00

Ovos antigos
Ovos antigos - Divulgação/Metro News

Durante um leilão na vila de Billingshurst, Inglaterra, o historiador Mark Lawrence, do Portal Histórico de Caridade da cidade de Berkshire, adquiriu o, segundo ele mesmo, ovo de páscoa mais antigo do mundo — e, de quebra, o mais antigo comestível. O primeiro é um ovo de pata decorado, fabricado em 1899 e o segundo, de chocolate, feito em 1912.

Ao ovo de chocolate ele batizou de Piet Van Klinkenberg, em homenagem ao seu amigo que morreu em dezembro de 2017. Ele foi fabricado na Alemanha e colocado à venda no Reino Unido. Lawrence acredita que foi um presente dado a um parente, que faleceu antes que pudesse degustá-lo. 

Já o ovo decorado foi adquirido em outubro de 2017 e pertenceu à Sallie Maxwell Bennett, mãe de Louis Bennett Jr, piloto de avião de caça durante a Primeira Guerra Mundial.

“Normalmente, quando vejo algo em um leilão desses, fico com um pressentimento. Eu vi outro ovo antigo, mas nem de longe era tão antigo quanto esses dois", diz Lawrence em entrevista ao Metro.  

O ovo de páscoa mais antigo até 2018 tinha 111 anos, revelado em 2016, e está em posse de uma simpática senhorinha que vive na cidade de Burgenland, na Áustria. 

Para terminar: o historiador também disse que o ovo de chocolate ainda é seguramente comestível, pois não é perecível. Mas que não pretende se arriscar.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

The Origins of Easter, Roger Bush (1983) - https://amzn.to/39VcKA3

Passover and Easter: Origin and History to Modern Times (Two Liturgical Traditions Book 5) (English Edition), Paul F. Bradshaw, Lawrence A. Hoffman (e-book) - https://amzn.to/2JOo3PP

Easter: The True Story of Easter and Where it Came From (English Edition), Stephanio P. Graggoriano (e-book) - https://amzn.to/2x2yzjP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du