Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Entenda a origem do 'Dia do Índio', celebrado hoje

Muitos não sabem, mas o Brasil não adotou a data de imediato

Letícia Yazbek Publicado em 19/04/2020, às 06h00 - Atualizado às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Anápuáka Muniz Tupinamba Anápuáka por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Anápuáka Muniz Tupinamba Anápuáka por Pixabay

O dia 19 de abril é marcado por uma data específica no calendário nacional, trata-se do que é celebrado como 'Dia do Índio'.

Atualmente, a data é mais importante que nunca, afinal, são essas pessoas que protegem o pouco que ainda sobrevive da natureza e são diariamente desrespeitadas. 

Mas afinal, como surgiu a data?

Em abril de 1940, os principais líderes indígenas do continente americano se reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. O objetivo era discutir ações que zelassem pelos direitos dos índios.

Porém, muitos líderes boicotaram os primeiros dias do evento, acreditando que não teria qualquer efeito. Depois de algumas reuniões, eles decidiram que o Congresso representava um importante momento histórico, e resolveram participar.

O Congresso aprovou uma recomendação de delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México, que pedia a adoção do Dia do Índio pelos governos de todos os países americanos. O dia proposto foi 19 de abril, data em que foi realizado a reunião.

O Brasil não adotou a data comemorativa imediatamente. Somente em 1943 instituiu o Dia do Índio em 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso. A data foi ratificada em 2 de junho de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5.540, e passou a ser comemorada no ano seguinte.

Desde então, nosso país celebra a data com atividades educacionais e divulgação sobre o povo indígena.

Escolas e instituições culturais promovem ações e palestras para lembrar a importância desses povos para a formação da cultura brasileira e preservar as tradições e a identidade dos índios.

Mas a data não colou pelo mundo. Somente Argentina e Costa Rica adotaram. Em 1994, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

1499: O Brasil antes de Cabral, Reinaldo José Lopes (e-book) - https://amzn.to/3aeGw2J

Os índios e a civilização, Darcy Ribeiro (e-book) - https://amzn.to/2VhT7OD

Índios no Brasil: História, direitos e cidadania (Agenda Brasileira), Manuela Carneiro da Cunha (e-book) - https://amzn.to/2RKfeLp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du