Curiosidades » Saúde

Afinal, qual a diferença entre pandemia e epidemia?

Entenda o que difere os termos que apesar de parecerem semelhantes, possuem características fortemente distintas

Alana Sousa Publicado em 27/11/2020, às 07h30

Obra de arte retrata a Peste Negra
Obra de arte retrata a Peste Negra - Wikimedia Commons

Apesar de se tratarem sobre temas médicos, doenças, muitas vezes, fatais, epidemia e pandemia são termos diferentes. Possuindo características essenciais para entender os principais pontos que separam os temas.

Uma epidemia pode ser caracterizada quando uma doença específica acontece em diversas regiões, mas por um tempo limitado — eventualmente ela acaba sendo controlada, seja por vacina ou tratamentos alternativos.

Um exemplo de epidemia é a Peste Negra, que atingiu quase toda a Europa e parte da Ásia entre os anos de 1333 a 1351. A varíola também entra nesse segmento, pois foi transmitida da Europa para a América, no século 16.

População usa máscaras para se proteger da peste negra / Crédito: Wikimedia Commons

 

A pandemia, no entanto, é o pior dos casos, pois afeta as pessoas em nível global, quando uma enfermidade afeta diferentes regiões do planeta. Uma epidemia não interrompida pode tornar-se uma pandemia. Isso se deve quando não há vacinas e o número mortuário se mostra altíssimo. As infecções em si são as causadoras das mortes — por isso se espalham tão facilmente —, como no caso da gripe suína, que fez vítimas em todos os continentes.

Outros termos como surto e endemia também se encaixam neste tópico. Sendo que surto é a grande quantidade de casos de uma doença em um local apenas. E, endemia que está mais relacionado à frequência com a qual um diagnóstico é feito no mesmo local, do que ao número quantitativo; uma endemia pode ser considerada como oposto geográfico de uma pandemia.

Essa e outras matérias podem ser encontradas na edição Epidemias na História, cuja revisão foi feita pelo site Comenta Livros. Confira aqui.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon 

1348 - A Peste Negra, de José Martino ( 2000) - https://amzn.to/2QekhTl

Epidemias No Brasil, Rodolpho Telarolli Junior (2003)  - https://amzn.to/2SktKdE

Epidemias no Brasil. Uma Abordagem Biológica e Social, Rodolpho Telarolli Junior (2013) - https://amzn.to/2PQHuLJ

HIV: Os 35 anos do boom da epidemia e a comunidade gay masculina, Fábio Germano de Oliveira (e-book) - https://amzn.to/34Om85L

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du