Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Índia

Afinal, você sabe qual a origem das castas na Índia?

O modelo controverso, que até hoje bagunça a estrutura social do país, teve um começo turbulento

Beto Gomes Publicado em 06/03/2020, às 12h00 - Atualizado em 09/04/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mahatma Gandhi em fotografia antiga - Getty Images
Mahatma Gandhi em fotografia antiga - Getty Images

A divisão da sociedade indiana em castas surgiu da turbulência social e das invasões do subcontinente logo após o declínio de Harappa, uma das cidades da antiga civilização harapeana – também chamada de civilização do Vale do Indo. Foram criadas pelos védicos (ou hindus) na tentativa de instaurar a ordem e de acalmar os ânimos das diferentes lideranças. A ideia deles era instituir territórios culturais das linhagens familiares.

No início, quatro castas foram estabelecidas a partir da observação das aptidões naturais de cada grupo: brâmanes, a classe dos sábios, sacerdotes e professores, incumbidos da orientação espiritual e aconselhamento dos governantes; xátrias, a casta guerreira, encarregada de manter a ordem política e garantir a proteção social; vaixás, composta de comerciantes, artesãos e grandes proprietários de terras, responsáveis pela economia da sociedade; e sudras, ou trabalhadores braçais, que deveriam seguir os desígnios das outras três classes.

De acordo com a teoria da invasão indo-ariana, essas eram as castas dos harapianos depois que foram assimilados pelos védicos. Com o passar dos anos, multiplicaram-se e, hoje, estima-se que haja mais de 2 mil castas. Surgiram, por exemplo, os párias, cujo grau mais baixo é o dos chantalas – ou intocáveis, pessoas sem função social, como mendigos e andarilhos.

O sistema das castas durou com relativa organização até o século 17, quando elas foram declaradas hereditárias. Até então, havia alguma mobilidade e pessoas de uma determinada classe poderiam ascender socialmente. Com a nova medida, a bagunça foi geral.

Chegou a tal ponto que, no século 19, o guru hindu Sri Ramakrishna declarou o fim das estratificações. Oficialmente, porém, a estranha divisão da sociedade perdurou até 1960, quando as castas foram finalmente banidas por lei. Mas, na prática, a história é diferente. Até hoje são mantidas vivas pelo preconceito e por iniciativas do governo indiano, que cria empregos, por exemplo, apenas para castas menos privilegiadas.


+Saiba mais temas semelhantes por meio das obras disponíveis na Amazon:

GANDHI: Minhas experiências com a verdade - Autobiografia, de Mohandas Gandhi -https://amzn.to/2BmAPB0

Gandhi. Uma Biografia em Mangá, de Kazuki Ebine - https://amzn.to/2VTH7RR

Mahatma Gandhi: O apóstolo da não violência, de Humberto Rohden- https://amzn.to/32rCHEc

A sabedoria de Gandhi, de Homer A. Jack https://amzn.to/33EZ1ug

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W