Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Traço marcante: Um detalhe insólito foi revelado na exumação de Salvador Dalí

Para realizar testes de DNA, pesquisadores abriram o caixão do pintor surrealista e se depararam com uma cena chocante

Isabela Barreiros Publicado em 02/10/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salvador Dalí, o famoso artista espanhol - Getty Images
Salvador Dalí, o famoso artista espanhol - Getty Images

Em 2017, especialistas exumaram o corpo do artista catalão Salvador Dalí após um pedido judicial que exigia um teste de paternidade. Quando eles levantaram o lenço de seda que cobria o rosto do pintor, ficaram assombrados com o que viram: seu característico bigode ainda estava intacto, mesmo quase 30 anos após sua morte.

"O bigode estava na posição clássica, marcando dez horas e dez minutos", disse o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach. Além dele, o cabelo do artista também estava praticamente da mesma maneira que estava quando foi enterrado.

“Fiquei assombrado. Foi como um milagre”, disse o médico que participou do processo de embalsamamento de Dalí em 1989 e acompanhou a exumação, Narcís Bardalet. Conhecido por suas obras surrealistas como “A Persistência da Memória” e “O Grande Masturbador”, o artista morreu no dia 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos, na cidade de Figueras.

A Fundação Gala-Salvador Dalí foi responsável pela exumação do corpo no ano de 2017, quando a cartomante Maria Pilar Abel Martinez afirmou ter ligação genética com o famoso pintor. Segundo a vidente, sua mãe havia tido um caso com o artista enquanto esta trabalhava como empregada em uma família que passava temporada na região.

Dalí, à esquerda, e Maria Pilar Abel / Crédito: Divulgação

Ele foi retirado de seu túmulo no dia 20 de julho de 2017, no Teatro-Museo de Figueras. Seis semanas depois, os exames de DNA afirmaram que, na verdade, Martinez não era filha de Dalí. "Depois de analisadas as mostras biológica de Pilar Abel Martínez e as obtidas na exumação dos restos mortais de Salvador Dalí, (...) os resultados obtidos permitem excluir Dalí como pai biológico de María Pilar Abel Martínez", disse, em comunicado, a Fundação Gala-Salvador Dalí.

Depois de tudo isso, a mulher foi condenada a pagar os custos do processo de exumação. O magistrado não quantificou o valor, mas acredita-se que tenha sido elevado devido a dificuldade que tiveram os especialistas ao realizá-lo.


+Saiba mais sobre Salvador Dalí através das obras abaixo

Dalí, de Gilles Neret (2015) - https://amzn.to/2BkUlOf

Salvador Dalí, de Eric Shanes (2018) - https://amzn.to/33Jd2ai

Biografias - Salvador Dali, de Jose Moran (2013) - https://amzn.to/32DlXKB

Dalí. Les Diners de Gala, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/31vcljo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W