Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

Existiu um reino unificado de Israel?

Seriam Davi e Salomão apenas chefes tribais de um pequeno grupo de israelitas ou líderes de um grande reinado?

Redação Publicado em 07/02/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Davi e Salomão - Domínio Público
Davi e Salomão - Domínio Público

Cento e vinte anos, três grandes reis: Saul, Davi e Salomão. Entre 1050 e 930 a.C., o Reino de Israel era a maior potência da região e conseguiu até mesmo fazer de vassalos os fenícios, que ajudaram a construir o grande Templo de Salomão. Após a morte desse rei, uma revolta dividiu os israelitas em dois — Israel, ao norte, com capital em Samaria, e Judá, ao Sul, sediado em Jerusalém.

Esse é o relato bíblico. Enquanto é claro que os dois reinos existiram e terminaram conquistados, os historiadores estão divididos quanto à existência de um grande reino. Seria improvável que uma nação assim não fosse notada pelos estrangeiros. Mas não parece ter sido.

E os registros arqueológicos são escassos. Para historiadores, como Israel Finkelstein e Neil Silberman, autores de The Bible Unearthed (A Bíblia Escavada, em tradução livre), Davi e Salomão existiram, mas não passaram de chefes tribais de Judá.

O Reino de Israel, ao norte, se desenvolveria de forma independente. O consenso estava com eles. O reino unificado e sua era de ouro seria uma criação dos autores da Bíbliano cativeiro babilônico.

Mas uma descoberta feita em 2017 reacendeu o debate. Um massivo complexo de mineração de cobre foi revelado no Vale de Timna, cerca de 300 quilômetros ao sul de Jerusalém. O arqueólogo Erez Ben-Yosef, da Universidade de Tel-Aviv, viu nisso a mais forte evidência de que existiu, sim, o reino unificado.

Mas a banca continua em aberto: na revelação, o historiador bíblico britânico Phillip R. Davies manifestou suas dúvidas, afirmando acreditar ser impossível qualquer reino do Levante dominar algo assim, e que os egípcios seriam os mais prováveis donos.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

O livro das religiões, Vários (2016) - https://amzn.to/2PK2m7w

Uma breve história da religião, Richard Holloway (2019) - https://amzn.to/2HdqzOt

A Filosofia entre a Religião e a Ciência, Bertrand Russell - https://amzn.to/2vZpfMN

Sociologia das religiões, Max Weber (2010) - https://amzn.to/2Si6CuE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.