Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

Jesus realmente nasceu no dia 25 de dezembro?

No dia de Natal, 25 de dezembro, comemoramos a vinda ao mundo do profeta, mas será que a data está correta?

Redação Publicado em 25/12/2020, às 00h00 - Atualizado em 22/12/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do nascimento de Jesus Cristo - Domínio Público via Wikimedia Commons
Pintura do nascimento de Jesus Cristo - Domínio Público via Wikimedia Commons

Ninguém sabe. Os evangelistas não se importaram em registrar, porque judeus do tempo de Jesus provavelmente não celebravam aniversários. A única referência na Bíblia a um deles é a do faraó do cativeiro (em Gênesis 40:20).

O que dá para saber é que quase certamente não foi em 25 de dezembro do ano 1. Ninguém sabe quem exatamente escolheu o dia, que se estabeleceu no século 3. Conveio-se então que a Anunciação à Virgem pelo anjo aconteceu no equinócio (25 de março), e o Natal, exatos seis meses depois, no solstício de inverno. O dia mais curto do ano, a partir do qual todos os dias se tornam mais longos, uma metáfora para a iluminação.

Veio também a calhar que, no solstício de inverno, os romanos celebravam a Saturnália, um carnaval do qual os bispos queriam ver os fiéis afastados.

Por conveniente que fosse, o chute da Igreja nascente não poderia estar certo. Porque há uma menção a pastores cuidando das ovelhas no campo durante a noite (Lucas 2:8). Isso não podia ser feito em pleno inverno, mas no máximo até novembro.

Também não pode ter sido no ano 1. Jesus nasceu no reino de Herodes, o Grande (Lucas 1:5). Mas Herodes morreu em 4 a.C. Também é mencionado o Censo de Quirino (Lucas 2:1-15). E isso complica mais ainda, pois este aconteceu no ano 6, dez anos após a morte de Herodes. Historiadores preferem ignorar o censo e jogar mais para trás a data, entre 7 e 4 a.C.

Isso torna a Jesus um quarentão. Ou quase. Faça as contas: ele morreu provavelmente em 3 de abril de 33. Essa é a data de um eclipse que coincide com uma páscoa judaica e o governo de Pôncio Pilatos referidos nos evangelhos. Se Jesus nasceu em 7 a.C., teria 40 anos ao ser crucificado. No mínimo, 37.


+Saiba mais sobre o Natal por meio de grandes obra disponíveis na Amazon:

Papai Noel: As origens históricas e a evolução da figura lendária do Natal, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/2MmBSGI

O Papai Noel ainda não vem aqui: Uma antologia de Natal, de Anne Demeneck, Fabrício Fonseca e outros (2019) - https://amzn.to/371Ezpa

O Papai Noel, de E.E. Soviersovski - https://amzn.to/3985LVa

O Natal escondido: A surpreendente verdade por trás do nascimento de Cristo, de Timothy Keller (2017) - https://amzn.to/2Zpqj75

Em casa para o Natal, de Cally Taylor (2013) - https://amzn.to/2sfrZE3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W