Curiosidades » Bizarro

Sacrifício pelo México: Antonio López de Santa Anna realizou um funeral para sua perna amputada

Durante a Batalha de Veracruz, o general mexicano foi atingido por um tiro de canhão que resultou na perda de sua estimada perna

Alana Sousa Publicado em 05/02/2020, às 13h00

Perna protética de Santa Anna
Perna protética de Santa Anna - Divulgação

Já aposentado de seus serviços militares, Antonio López de Santa Anna, general mexicano apelidado de “o Napoleão do Oeste”, precisou retornar ao campo de batalha, dessa vez para lutar contra tropas francesas que invadiram seu país exigindo uma compensação pela destruição de propriedades.

O que ficou conhecido como a Batalha de Veracruz, em 1838, traria marcas eternas e uma situação, no mínimo insólita, envolvendo a perna do líder mexicano. Durante o combate, os mexicanos tentavam a todo custo defender a tomada da principal base de Santa Anna.

Santa Anna / Crédito: Wikimedia Commons

 

Até que, de repente, sua perna foi atingida por um tiro de canhão. O general foi levado às pressas para uma cirurgia de emergência, mas devido à gravidade do ferimento, os médicos optaram pela amputação da perna.

Quatro anos se passaram desde a batalha, e Santa Anna, ainda sofrendo com a perda de sua perna, decidiu realizar um grande funeral para o membro. O evento contou com todas as honrarias militares possíveis, incluindo salvas de tiro de canhão, discursos de despedida e, até mesmo, um recital de poesia.

Após a cerimônia, a perna foi colocada em um vaso de cristal e enterrado sob um monumento no cemitério de Santa Paula, em Guadalajara, no México.

Perna protética / Crédito: Divulgação

 

Já como presidente do México, Santa Anna discursava constantemente sobre seu sacrifício. Dizia que havia dado a perna por amor ao seu país. Em desfiles oficiais, ele balançava no ar sua prótese temporária.

Hoje, a perna protética está em exibição no Museu Militar do Estado de Illinois, nos Estados Unidos, enquanto sua lendária perna amputada permanece no cemitério, atraindo turistas do mundo inteiro.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Mi Historia Militar y Política: Yo soy Santa Anna (Spanish Edition), Antonio López de Santa Anna (2016) - https://amzn.to/2P5otVS

Mexico, 1848-1853: Los Años Olvidados (Routledge Studies in the History of the Americas) (English Edition), Pedro Santoni e Will Fowler (2018) - https://amzn.to/2J733Uj

The U.S.-Mexican War (Vol. 1&2): The Relations Between the U.S. And Mexico (English Edition), Justin H. Smith (2018) - https://amzn.to/2N3nId4

For Texas and Freedom (Long Rifle Series Book 2) (English Edition), E.H. Staffelbach e Hugh Wiley (2015) - https://amzn.to/2Mxk64e

Fire & Blood: A History of Mexico (English Edition), H. R. Fehrenbach (2014) - https://amzn.to/2W1JjXv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.