Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Antiguidade

Tollund Man: A intrigante saga da múmia mais antiga da História

O cadáver, localizado na Dinamarca, é considerado a múmia natural mais velha do mundo

Alana Sousa Publicado em 04/02/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tollund Man - Wikimedia Commons
Tollund Man - Wikimedia Commons

Em 6 de maio de 1950, próximo a cidade de Silkeborg , na Dinamarca, um corpo foi encontrado em uma caverna. O ótimo estado de preservação impressionou a polícia local, que prontamente iniciou uma investigação, pensando tratar-se de mais um caso de assassinato. No entanto, a autópsia revelou algo ainda mais chocante. O homem, teria morrido no século 4 a.C., fazendo dele o mais antigo cadáver naturalmente mumificado.

Tollund Man / Crédito: Wikimedia Commons

Apelidado de Tollund Man, o homem fazia parte de uma civilização da Idade do Ferro Pré-Romana ,que engloba o período de 500 a 1.a .C.. Especula-se que ele tenha morrido em um ritual, já que apresentava sinais de estrangulamento, mas não de violência.

O morto usava gorro de pele de carneiro, um cinto de couro macio, além de um laço de pele de animal que ia do pescoço a parte de baixo das costas. Enterrada a 2 metros de profundidade em uma camada de turfa (espécie de terra, de origem vegetal), a múmia estava, quase perfeitamente conservada, sendo possível observar a última expressão no rosto da vítima.

Cabeça da múmia / Crédito: Wikimedia Commons

Análises confirmaram que ele teria morrido entre 375 e 210 a.C.. Sua última refeição foi um mingau feito de sementes, como cevada e linhaça. A preservação só foi possível devido a ácidos presentes na tufa, que lutaram contra a degradação natural do corpo.

Atualmente, a múmia de Tollund está exposta no Museu Silkeborg, localizado na Dinamarca. Em 1976, com o surgimento de novas tecnologias, a impressão do escandinavo foi retirada, sendo assim uma das impressões digitais mais antigas da História.


+ Saiba mais sobre arqueologia por meio das obras a seguir:

Arqueologia, Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/2t9EZeX

Mistérios da arqueologia e da história: Um guia para o lado oculto da ciência, Preston Peet (2015) - https://amzn.to/2QKRqXH

Uma breve história da arqueologia, Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2tLZFcY

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/3b378FC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.