Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra

Vassili Zaitsev, a máquina de matar soviética

Conheça o ex-pastor de ovelhas que virou um atirador e eliminou 100 alemães numa batalha

Redação Publicado em 16/02/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O atirador em foto rara - Domínio Público
O atirador em foto rara - Domínio Público

Em 1942, a guerra reduziu a cidade de Stalingrado a escombros. A abundância de prédios em ruínas, perfeitas para servir de esconderijo, fez os soviéticos notarem que o local era o cenário para a atuação de atiradores de elite.

Logo trouxeram reforços de diversas partes do país. Um deles era o pastor de ovelhas Vassili Zaitsev, que aprendera a atirar com o avô aos 5 anos de idade. Sem nenhuma arma, por causa da falta de recursos do Exército Vermelho, ele apanhou o rifle de um companheiro morto.

[Colocar ALT]
Representação de Vassili / Crédito: Divulgação

Com o objeto em mãos, acertou que manejava uma metralhadora a mais de 100 m de distância. A cena foi vista por um oficial, que deu a Vassili um rifle com mira telescopia. Nos 10 primeiros dias com ela, o ex-pastor liquidou 40 alemães.

“Ao atingir 100 mortes, tornou-se o foco da propaganda soviética como o expoente máximo da resistência”, relata o especialista Thomas Bruner.

Era o inicio da glorificação soviética dos atiradores de elite. Zaitsev se tornou também instrutor, e logo as ruínas de Stalingrado estavam coalhadas de atiradores soviéticos. Circulava a informação de que um super-atirador viria de Berlim para dar cabo de Zaitsev.

O duelo entre ele e um major de nome König foi até retratado no filme Círculo de Fogo. Só não há registros do atirador alemão. O herói russo disse ter enfrentado experientíssimo, cuja posição só foi traída por um rápido brilho da luz do Sol na luneta de seu rifle. Zaitseve aproveitou e disparou em cheio a cabeça do inimigo. Virou lenda.


++Saiba mais da participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2Bp4Yzx

Notes of a Russian Sniper: Vassili Zaitsev and the Battle of Stalingrad, de Vassili Zaitsev (2017) - https://amzn.to/35ONESj

Memorias de un francotirador en Stalingrado, de Vasili Záitsev (2014) - https://amzn.to/31s4mDJ

O cerco de Leningrado: 900 Dias de Resistência dos Russos Contra o Exército Alemão na II Guerra Mundial, de Perre Vallaud (2012) - https://amzn.to/33MpqGS

A batalha de Moscou: A Luta Sangrenta que Definiu os Rumos da Segunda Guerra Mundial, de Andrew Nagorski (2013) - https://amzn.to/2W49ltv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.