Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilizações

Afinal, os vikings realmente usavam capacetes com chifres?

A tradicional —e icônica — imagem de guerreiros nórdicos usando chifres pode ser pura ficção

Simone Bitar Publicado em 03/07/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um viking - Divulgação/Flickr
Imagem meramente ilustrativa de um viking - Divulgação/Flickr

Há registros de que os celtas e alguns povos germânicos usavam capacetes com chifres. Mas sua função era apenas cerimonial, enfeitando a cabeça de sacerdotes. Os vikings podem até ter utilizado ornamentos semelhantes em eventos religiosos. 

Mas, durante lutas, chifres teriam sido pouco práticos – acrescentariam peso inútil aos capacetes e seriam fáceis de arrancar. A quantidade pequena de capacetes vikings encontrados, aliás, indica que nem todos eles usavam esse equipamento – talvez só os homens da linha de frente. 

Mas de onde surgiu, então, a relação entre chifres e vikings?

Em 1820, numa edição do livro A Saga de Frithiof, que conta lendas escandinavasmedievais, um pintor sueco se baseou em indumentárias germânicas para retratar os vikings. As ilustrações trazem os guerreiros usando capacetes com chifres (e perucas por baixo deles).

Outra suspeita é de que a confusão tinha se espalhado graças a uma obra do compositor alemão Richard Wagner. Encenações de O Anel dos Nibelungos (série de quatro óperas escritas entre 1848 e 1874) representavam os nórdicos como homens que vestiam peles e usavam elmos chifrudos.

Isso teria ajudado o imaginário europeu a atribuir essas características a qualquer povo considerado bárbaro. Nada mais longe da realidade...


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon

Breve História dos Vikings, Manuel Velasco (2013) - https://amzn.to/387aLJ0

As Histórias de Ragnar Lodbrok, Saxo Grammaticus e Haukr Erlendsson (2015) - https://amzn.to/2rRWEXE

Dicionário de História e Cultura da era Viking, Johnni Langer (2017) - https://amzn.to/2PeK3pq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W