Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Huang Yijun: a mulher que passou 60 anos com um bebê mumificado em seu ventre

O feto só foi retirado quando a mãe tinha 92 anos, no fenômeno raro conhecido como "Criança de Pedra"

Daniela Bazi Publicado em 06/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Feto retirado de Huang Yijun - Divulgação/Youtube
Feto retirado de Huang Yijun - Divulgação/Youtube

A chinesa Huang Yijun, engravidou quando tinha 31 anos, em 1948. Entretanto, durante a gestação, acabou descobrindo que seu filho havia morrido por não ter aderido ao útero, causando uma gravidez abdominal - quando a criança não adere ao útero da mulher.

Em casos de gestações do tipo, o corpo normalmente consegue se livrar do feto de forma natural. Entretanto, por ser muito grande, o caso foi completamente diferente com Huang Yijun, sendo necessário uma cirurgia para a retirada do bebê.

Todavia, Huang não tinha dinheiro para realizar a operação. "Era uma quantia enorme na época - mais do que toda a família ganhou em vários anos, então eu não fiz nada e o ignorei", contou a mulher quando procurada pela mídia em 2009. Yijun seguiu normalmente com sua vida, até começar a sentir fortes dores causadas pelo feto morto em sua barriga.

Bebê de pedra retirado do ventre de Huang Yijun / Crédito: Divulgação/Youtube

Por ter sido impossibilitado de nascer, o corpo da mãe, como uma forma de autoproteção contra a decomposição, desenvolveu uma camada calcificada em torno do feto, que endureceu ao passar do tempo, o tornando num “bebê de pedra”.

Fenômenos como esse são chamados de litopédio, ou Criança de Pedra, com cerca de 300 casos já registrados ao redor do mundo, sendo o de Zahra o que passou mais tempo dentro do ventre da mãe. Em 2009, aos 92 anos, ela finalmente teve a oportunidade de retirar o feto, após 60 anos em sua barriga.


+Saiba mais sobre a China através das obras abaixo:

Mao: A história desconhecida, Jon Halliday e Jung Chang (e-book)

link - https://amzn.to/2oXZskY

 A Extraordinária História da China, Sérgio Pereira Couto (e-book)

link - https://amzn.to/2sPnOPN

The Archaeology of Early China: From Prehistory to the Han Dynasty (English Edition), Gideon Shelach-Lavi (e-book)

link - https://amzn.to/35ts58I

Mao Peiqis Interpretação dos Sete Imperadores na Dinastia Ming (Edição Chinesa), Mao Pei Qi (2006)

link - https://amzn.to/36AUH19

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.