Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Independência ou Morte: A história e curiosidades sobre uma das obras mais famosas do país

Uma visão altamente romantizada — de um momento subestimado

Redação Publicado em 18/07/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Independência ou Morte, de Pedro Américo - Coleção Museu Paulista/Wikimedia Commons
Independência ou Morte, de Pedro Américo - Coleção Museu Paulista/Wikimedia Commons

Você provavelmente se lembra do professor do Ensino Médio fazendo chacota com a Independência do Brasil. Ou talvez tenha sido aqui mesmo na Aventuras na História. No mais fatídico dia deste país, o futuro imperador estava com diarreia, montado numa mula e com as botas sujas de lama. Tudo verdade.  

Quando o pintor acadêmico Pedro Américo recebeu a encomenda da família real, ele abusou de licença poética. Exceto pelo imperador brandindo sua espada e gritando, tudo no colossal Independência ou Morte é invenção do artista.  

Pedro Américo transformou uma cena trivial e provavelmente bem feia num épico de batalha — colocando um regimento inteiro vestido em uniformes de gala, prestes a combater, alguns até em posição de combate, com seus cavalos em movimento.  

Pedro Américo/ Crédito: Silva, M. Nogueira da/Wikiemdia Commons

Era certamente a forma como a monarquia brasileira, invicta nas guerras que havia travado até então, preferia ser representada. Mas, como o quadro, era mais pompa e circunstância que realidade: no ano seguinte à conclusão da obra, o imperador seria deposto num golpe militar.  

O Museu da Independência (Museu Paulista), para o qual havia sido encomendado, só seria aberto em 1895, já durante a República. Ainda que o quadro certamente não retrate a vida real, ele é verdadeiro de certa forma.  

O que dom Pedro fez, seja lá como se sentisse dos intestinos, foi realmente um gesto heroico: ao ouvir que a monarquia portuguesa o havia tirado do cargo de regente do Brasil, ele imediatamente declarou guerra.  

Não há outra interpretação para suas palavras — que, aliás, são um dos desafios mais corajosos da História militar mundial. 

Veja algumas curiosidades sobre a obra.

A casinha 

O pintor localizou a cena em frente a uma casinha rural — e tal casinha existia ao lado do terreno onde se estava construindo o Museu Paulista. A dita “Casa do Grito” existe ainda hoje. Mas, numa ironia histórica, foi reformada para parecer com a do quadro. Provavelmente não estava lá no dia do grito: o documento mais recente dela data de 1884, época da construção do museu. 

Independência ou Morte, de Pedro Américo/ Crédito: Coleção Museu Paulista/Wikimedia Commons

Comitiva modesta 

Havia no máximo 14 homens na Guarda de Honra do imperador, e certamente eles não estavam usando os uniformes de gala da pintura, nem, se estivessem, pareceriam tão bem após dias subindo a serra, em meio a lama e mato. O movimento e o pó subindo de seus cascos também são artificiais, como se os animais estivessem agitados, em plena batalha. 

Rio invisível   

É fácil deixar passar o próprio Rio Ipiranga esquecido na parte mais baixa do quadro. Isso porque não é algo que daria para romantizar: ele era um mero córrego, com uma “margem plácida” a centímetros da outra. Hoje é um pouco mais largo, mas por um péssimo motivo: o volume extra vem do esgoto jogado nele.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

D. Pedro - A História não Contada, Paulo Rezzutti (2015) - https://amzn.to/2pVX2Da

Discurso de Dom Pedro I recitado na abertura da Assembéia Geral Constituinte e Legislativa a 3 de maio de 1823, de Frei Canecahttps://amzn.to/2QackQ0

Pedro I, de Isabel Lustosahttps://amzn.to/2Qbk3NJ

Imperador cidadão: e a Construção do Brasil, de Roderick J. Barman - https://amzn.to/33vl4UK

1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram dom Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado, de Laurentino Gomes (2015) - https://amzn.to/3aS0DFj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W