Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

Inventado há mais de 90 anos: o curioso capacete anti-distração de Hugo Gernsback

Criada pelo "pai da ficção científica", a intrigante invenção tinha uma aparência estranha e ficou conhecida como Isolador

Victória Gearini Publicado em 22/11/2020, às 09h00 - Atualizado às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capacete anti-distração criado por Hugo Gernsback - Divulgação
Capacete anti-distração criado por Hugo Gernsback - Divulgação

Com as redes sociais e a correria do dia é quase impossível manter o foco em alguma determinada atividade, mas já pensou se existisse um dispositivo capaz de ajudá-lo a manter a concentração? Esse é o caso do capacete anti-distração, inventado por Hugo Gernsback, em meados de 1925.

O capacete anti-distração

Criado pelo escritor, editor e inventor Hugo Gernsback, há mais de 90 anos, o Isolador era uma espécie de capacete anti-distração. Feito de madeira sólida, o acessório tinha como objetivo isolar barulhos externos, além de limitar o campo de visão, oferecendo apenas uma pequena lente de vidro ao usuário.

Com o equipamento, as pessoas poderiam ter acesso a apenas uma pequena fração de sua vista, podendo ler um papel ou uma página. Com um designer bizarro, o Isolador era ligado a uma garrafa de oxigênio, já que não possibilitava a entrada de ar no interior. 

Isolador anti-distração na Science and Invention / Crédito: Divulgação

Apesar da estranha aparência do dispositivo, Hugo Gernsback demonstrou, na época, que sua invenção era, de fato, eficiente. Para se concentrar durante suas produções literárias, acredita-se que o escritor tinha o costume de utilizá-lo. Considerado o “pai da ficção científica”, o autor foi responsável por outras importantes produções

Quem foi Hugo Gernsback?

Nascido em 16 de agosto de 1884, Hugo Gernsback era de origem luxemburguesa-americana. Provindo de uma família judia, o inventor migrou para os Estados Unidos em 1904, se naturalizando no país. Já em 1925, foi responsável por fundar a estação de rádio WRNY, que era transmitida no Roosevelt Hotel, em Nova York. 

Pioneiro no rádio amador, Gernsback também foi empresário da indústria eletrônica, importando peças de rádio da Europa para os Estados Unidos. Além disso, ele fundou a primeira revista do mundo sobre eletrônicos e rádio, chamada Modern Electrics. 

Hugo Gernsback, escritor, editor e inventor / Crédito: Wikimedia Commons

Como escritor, é considerado o precursor do gênero moderno de ficção científica, sendo o fundador da primeira revista sobre o tema, a Amazing Stories. A primeira edição consistia em um editorial de uma página, além de textos de grandes escritores, como Edgar Allan Poe, Júlio Verne e Herbert George Wells.

Ao longo de sua vida, Hugo Gernsback foi amplamente homenageado devido às suas invenções e produções científicas. Em 1954, o autor recebeu o título de Oficial da Ordem da Coroa de Carvalho de Luxemburgo. Já em seus últimos anos de vida, foi contemplado com um prêmio especial como "O Pai da Ficção Científica em Revista". 

Devido a idade avançada, no dia 19 de agosto de 1967, Hugo Gernsback veio a falecer. Ele tinha 83 anos de idade e estava recebendo um tratamento especial no Hospital Roosevelt, que fica localizado na cidade de Nova York.


+Saiba mais sobre ciência por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7