Curiosidades » Personagem

Enterrado em sua própria criação: A curiosa jornada do inventor da embalagem do Pringles

“Eu e meus irmão debatemos brevemente sobre qual sabor de lata deveríamos usar [no enterro]”, declarou o filho de Fredric John Baur em entrevista

Fabio Previdelli Publicado em 28/12/2020, às 15h00

Uma lata de Pringles
Uma lata de Pringles - Creative Commons

Reconhecida internacionalmente pelo formato de sua embalagem, a Pringles é uma das marcas mais conhecidas quando o assunto são batatas fritas industrializadas. Distribuída em mais de 140 países, a marca foi vendia pela Procter & Gamble (P&G), em 2011, por 1.5 bilhão de dólares.

Entretanto, a história do produto vai além dos números exorbitantes que ele movimenta todos os anos. O sucesso da marca aconteceu há muito tempo. Para ser mais preciso, em 1966.

Uma lata de Pringles / Crédito: Pixabay

 

Neste ano, a P&G inventou um novo tipo de batata frita que era completamente diferente das convencionais, que eram apenas fatiadas, fritas e temperadas. Já o Pringles é um tipo de purê temperado que tinha um formato côncavo e irregular, sem nenhuma superfície reta.

Apesar do design diferente e pouco convencional, o chips causou certo problema para a empresa. Afinal, como eles embalariam o produto sem que ele chegasse esfarelado ao consumidor final?

É aí que entra a mente de Fredric John Baur, um químico orgânico da Universidade de Ohio, que se inspirou nas latas de alumínio usadas por refrigerantes e, assim, projetou o famoso tubo de papelão revestido com alumínio, tampa plástica e que trazia o desenho de um personagem bigodudo estampado no rótulo.

Fredric John Baur / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Today I Found Out

 

Sem dúvida alguma, aquela embalagem era uma das mais diferentes que estavam disponíveis nos mercados, e foi justamente por isso que o produto demorou a cair no gosto popular. Os consumidores estranharam que as batatas fossem todas iguais. O fato do pacote parecer uma lata onde se guardava bolas de tênis também incomodou o público.

Com isso, a Pringles era ridicularizada pelos concorrentes. Mas, a partir da década seguinte, a marca começou a vender cada vez mais e logo virou uma febre entre os consumidores. Já sua embalagem toda esquisita se tornou um símbolo do produto, assim como a garrafa de Coca-Cola.

O sucesso da invenção fez Baur se aposentar em 1980. Ele reconheceu que aquilo foi um de seus maiores feitos, tanto que viva se vangloriando da “maior realização de sua vida”. Isso fez com que sua invenção transcendesse o plano físico e acompanhasse seu criador além da vida.

Mas como assim?

Em 4 de maio de 2008, Fredric morreu, aos 89 anos, vítima de Alzheimer. E com o fim de sua vida, ele também realizaria o seu último sonho. Baur desejava ser cremado e ter parte de suas cinzas depositadas em uma embalagem de Pringles.

A ideia, um tanto quanto incomum, foi cumprida por seus familiares. “Eu e meus irmão debatemos brevemente sobre qual sabor de lata deveríamos usar”, declarou Larry, um dos filhos de Fredric, em entrevista à Time. “No final, decidimos que teria que ser a Original”.

Túmulo de Fredric John Baur/ Crédito: Wikimedia Commons

 

Assim, a lata que já despertava a imaginação da criançada, que a utilizava para os mais diferentes fins, ganhou mais uma inusitada utilidade: a de urna funerária. Parte das cinzas foi colocada em uma embalagem e enterrada num cemitério de Springfield, subúrbio de Cincinnati. Já o restante, foi colocado em uma caixa e entregue para sua neta.


+Saiba mais sobre a história de marcas famosas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Nos bastidores da Coca-Cola: O Ex-CEO da companhia conta como foi construída a marca mais popular do mundo, de Neville Isdell (Ebook) - https://amzn.to/34AQ7z4

Fome de poder: A verdadeira história do fundador do McDonald's, de Ray Kroc (Ebook) - https://amzn.to/2qXsXUS

Dedique-se de coração: A história de como aStarbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara, de Howard Schultz (Ebook) - https://amzn.to/2L70ov4

Liderando ao Estilo Starbucks: Cinco princípios que irão ajudá-lo a conectar-se com seus clientes; seus produtos e seus próprios funcionários, de Joseph A. Michelli (Ebook) - https://amzn.to/2DFT9pX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W