Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Romênia

Isolada durante 5 milhões de anos: a impressionante saga da caverna de Movile

O local, que ficou em segredo durante milénios, foi encontrado por acaso na Romênia em 1986

Alana Sousa Publicado em 03/12/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrada da caverna Movile - Divulgação/Travel Grove
Entrada da caverna Movile - Divulgação/Travel Grove

Grande parte do planeta Terra ainda permanece um mistério para nós. Em diferentes lugares do globo ainda há o que ser descoberto, e foi assim o caso de uma caverna, que ficou em segredo por milhões de anos, até ser encontrada em 1986.

Na Romênia, perto do Mar Morto, está localizada a caverna de Movile, 25 metros abaixo da superfície. Seu lugar inusitado e de difícil acesso, permitiu que algo raro acontecesse. Por 5,5 milhões de anos ela permaneceu longe do conhecimento da humanidade — e continuaria mais se não fosse identificada por acaso.

Escorpião-da-água / Crédito: Divulgação

No ano de 1986, durante obras para a construção de uma usina elétrica, a caverna foi vista pela primeira vez por Cristian Lascu. O ambiente lá era diferente de qualquer um já visitado antes: completamente sem luz, sem oxigênio, com um reservatório de água, uma temperatura constante de 25°C e túneis subterrâneos repletos de bichos. Era notório que a vida existia em um espaço tão hostil.

Enigmas e preservação

Desde então, autoridades romenas e, por vezes, de outras nações, realizam estudos na gruta que ainda são muito limitados; apenas 20 cientistas são autorizados a entrar lá e, apenas, três por vez. Devido a difícil localidade e o alto nível tóxico no ar, é necessário que os pesquisadores adentrem com muitos equipamentos de oxigênio, mas quando conseguem, são apresentados a um ecossistema completo e incrivelmente preservado.

“A atmosfera da rede de cavernas é composta de hidrogênio sulfuroso, metano, nitrogênio, gás carbônico e pouquíssimo hidrogênio”, relatou Françoise Athias-Binche, pesquisadora do Observatório Oceanológico de Nanyuls, França. A estudiosa trabalha em parceria com o governo romeno, e possui autorização para visitar a caverna.

Muitos enigmas foram desvendados, porém a descoberta ainda é recente, apenas 34 anos atrás ninguém estava preparado para lidar com algo assim. Logo, muitos detalhes ainda estão sendo estudados.

Centopeia encontrada na caverna / Crédito: Divulgação

Sabe-se que uma grande quantidade de espécies habita o local, que parece o habitat ideal para eles, entre os bichinhos estão: aranhas, escorpiões, sanguessugas, centopeias, crustáceos e minhocas — ao todo são 47 vertebrados já catalogados nas últimas décadas. Muitos desses são únicos e desenvolveram características próprias para se adequar ao ecossistema mais isolado do mundo.

Entre os que perderam o pigmento dos olhos e outros que não possuem visão nenhuma, as antenas exercem um papel fundamental para a locomoção e alimentação. A manutenção da vida é feita graças a uma bactéria quimiossintética, cuja função é extrair carbono do ar (do metano e do dióxido de carbono), assim, ela consegue nutrir toda a caverna.

Um olhar para o futuro

Sanguessuga / Crédito: Divulgação

Não só um vislumbre do passado a caverna oferece, já que os cientistas acreditam que os animais já habitavam o local há milhões de anos, possibilitando pesquisas que têm como objetivo entender a Terra antiga.

Essa forma de “prisão”, também pode auxiliar na previsão de um futuro distópico causado pelo aquecimento global. Os estudiosos acreditam que essas bactérias que sobrevivem no ambiente tóxico e quente, terão alguma resposta no combate contra as mudanças climáticas.


Saiba mais sobre o planeta Terra através das obras disponíveis na Amazon

Azul e Lindo Planeta Terra, Nossa Casa, Ruth Rocha (2014) – https://amzn.to/3my4MUl

Superciência - planeta Terra, Jen Green (2015) – https://amzn.to/3ou5nHB

A terra inabitável: Uma história do futuro, David Wallace-Wells (2019) – https://amzn.to/3mzt28H

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W