Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Esporte

Quando o 37º lugar entrou para a História: A emocionante história da corredora Gabriela Andersen-Schiess

A maratonista suíça entrou para a história do esporte e virou símbolo olímpico

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 01/08/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriela Andersen-Schiess, atleta suíça - Divulgação / Youtube / Olympics
Gabriela Andersen-Schiess, atleta suíça - Divulgação / Youtube / Olympics

A maratonista suíça Gabriela Andersen-Schiess entrou para a história do esporte, ao protagonizar uma das cenas mais marcantes do século 20, durante os Jogos Olímpicos de 1984. 

Embora ela tenha chegado em 37º lugar, cerca de 20 minutos depois da campeã Joan Benoit, a atleta mostrou amor e garra pelo esporte que praticava.

O marco dos Jogos Olímpicos de 1984

De acordo com o Globo Esporte, os Jogos Olímpicos de Verão de 1984, realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos, foram um grande marco para a história do esporte. O evento recebeu a primeira edição da maratona feminina nas Olimpíadas

Gabriela Andersen-Schiess durante entrevista / Crédito: Divulgação / Youtube / Olympics

Antes disso, atletas mulheres não podiam competir em provas dessa modalidade em longas distâncias. Contudo, naquele ano, 50 esportistas do sexo feminino puderam participar da competição, entre elas a maratonista suíça Gabriela Andersen-Schiess.

Na ocasião, a corredora ficou em 37º lugar. Contudo, a sua performance marcou a história do esporte, após protagonizar uma das imagens mais impressionantes de todos os tempos. 

Símbolo de perseverança e amor ao esporte 

Após 42 km de percurso, a atleta estava visivelmente cansada, motivo que levou a equipe médica a prestar socorro. No entanto, Andersen-Schiess não aceitou a ajuda e disse que queria concluir a prova. 

Gabriela Andersen-Schiess nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 / Crédito: Divulgação / Youtube / Olympics

Mesmo que já soubesse que não tinha nenhuma chance de subir ao pódio, a maratonista não queria ser eliminada por causa da interferência médica — e assim fez. 

Após mais de 2 horas e 40 minutos de prova, a corajosa mulher foi ovacionada pelo Estádio Olímpico de Los Angeles e sua perseverança foi amplamente repercutida internacionalmente, tornando-se símbolo olímpico de amor ao esporte. 

Sobre Gabriela Andersen-Schiess

Nascida em 20 de maio de 1945, na Suíça, Gabriela Andersen-Schiess mudou-se para os Estados Unidos aos 18 anos. No Arizona, ela ingressou em uma faculdade, onde conheceu o norte-americano Dick Andersen. 

Gabriela Andersen-Schiess sendo socorrida depois de concluir a maratona / Crédito: Divulgação / Youtube / Olympics

Mais tarde, a corredora casou-se com o companheiro e conseguiu cidadania norte-americana. Contudo, mesmo assim, a atleta competia pelo seu país de origem, conquistando uma medalha nos 3 mil metros no Campeonato Suíço de 1972. 

Tempos depois, ela ganhou a maratona de Minneapolis-St. Paul e a de Sacramento. Após bater o recorde suíço, a esportista classificou-se para a primeira maratona feminina dos Jogos Olímpicos, ocorridos em 1984. 

Após sua performance em Los Angeles, a imagem de Gabriela Andersen-Schiess viralizou em todo o mundo e a atleta entrou para a história mundial do esporte, por protagonizar uma das cenas mais impressionantes do século 20. 


+Assista ao momento que marcou a história de Gabriela Andersen-Schiess: 


++Saiba mais sobre esportes por meio de obras disponíveis na Amazon: 

Skate: Guia passo a passo ilustrado, de Zastras Editora (2008) - https://amzn.to/3y6FNO3

O coração às vezes para de bater, de Adriana Lisboa (2013) - https://amzn.to/3x40EQr

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry KenneyDavid L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W