Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

John Francis: a curiosa história do homem que ficou 17 anos sem falar absolutamente nada

Por quase duas décadas o homem manteve seu voto de silêncio, sem pronunciar uma única palavra

Victória Gearini Publicado em 24/11/2020, às 06h00 - Atualizado às 06h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Francis, homem que ficou 17 anos sem falar - Divulgação / Youtube / TED
John Francis, homem que ficou 17 anos sem falar - Divulgação / Youtube / TED

Após o derramamento de óleo na Baía de São Francisco em 1971, o ambientalistaJohn Francis prometeu que nunca mais andaria de carro e disse, ainda, que evitaria trafegar em veículos motorizados. No entanto, após algumas pessoas falarem que o ato não resolveria os problemas, o homem decidiu fazer uma ação mais radical.

O início da promessa

Após anunciar sua primeira promessa, algumas pessoas disseram a John Francis que sua iniciativa de parar de andar de carro seria inútil, pois deixaria mais gás disponível para outros indivíduos consumirem.

Entretanto, em 1973, o ambientalista refletiu ainda mais sobre o assunto e decidiu que ficaria sem falar por um dia, como forma de protesto. No entanto, o voto de silêncio acabou se estendo por mais 17 anos.

John Francis durante discurso / Crédito: Divulgação / Youtube / TED

O ativista gostou da sensação que teve após ficar sem falar, o que lhe motivou a continuar mudo. Em um discurso exibido no episódio Breaking Silence, de Out in the Open, em 2018, Francis revelou ter gostado do quanto aprendeu neste período. Segundo o manifestante, naquela época, diversas pessoas o abordaram para compartilhar suas opiniões e segredos profundos.

“Eu só ouviria o suficiente para pensar que sabia o que eles iriam dizer e se não acreditasse no que pensei que eles poderiam estar dizendo, pararia de ouvi-los e começaria a pensar em minha defesa”, disse Francis no episódio Breaking Silence.

Embora o que muitos possam imaginar, a vida de John Francis não foi drasticamente afetada no âmbito acadêmico, pois neste período, o ativista adquiriu um doutorado. Para ele, essa era a prova que poderia permanecer o resto de sua vida sem falar outra vez. 

John Francis, ambientalista e ativista / Crédito: Divulgação / Youtube / TED

O fim do voto de silêncio 

No dia 22 de abril de 1990, em que ocorreu o 20º aniversário do Dia da Terra, Francis quebrou seu voto de silêncio. No entanto, nos outros 6.205 dias que antecederam o ocorrido, o ativista alegou que aprendeu muito com esta experiência. 

No episódio Breaking Silence, Francis disse que passou a enxergar os humanos como parte essencial do meio ambiente — não somente responsáveis por perdas de espécies, habitats naturais e poluição. Para ele, a forma como as pessoas tratam umas as outras também compõem esta temática ambiental. 

Contudo, o ativista ressaltou que não é comum debater estas questões quando trata-se da natureza e sustentabilidade. Portanto, decidiu que aquele era o momento em que precisava falar abertamente sobre pautas sociais, como direitos humanos e civis e, igualdade de gênero e classe.

“A maneira como nos tratamos foi como nossa primeira oportunidade de tratar o meio ambiente de forma sustentável ou até mesmo entender o que queremos dizer quando falamos em sustentabilidade”, afirmou Francis em Breaking Silence.

Assista ao discurso de John Francis aqui.


+Saiba mais sobre ambientalistas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Viagem de um Naturalista à Volta do Mundo, de Charles Darwin (2008) - https://amzn.to/36SXrII

A invenção da natureza: A Vida e as Descobertas de Alexander von Humboldt, de Andrea Wulf (2019) - https://amzn.to/335guOV

Abelhas sem Ferrão do Brasil, de Marilda Cortopassi-Laurino e Paulo Nogueira-Neto (2015) - https://amzn.to/35QVkWz

Os Domínios de Natureza no Brasil, de Aziz Ab'Sáber (2012) - https://amzn.to/331amqI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W