Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / França

Julgamento complicado: Ratos enfrentaram uma acusação insana na França, em 1508

Em Autun, diversos roedores foram intimados a comparecer ao tribunal e até tiveram um advogado

Joseane Pereira Publicado em 17/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de ratos - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de ratos - Divulgação/Pixabay

No ano de 1508, a pequena vila de Autun, na França, enfrentou um grande problema: toda a colheita de cevada estava sendo comida por ratos. Já quase sem esperanças, os aldeões frustrados tomaram uma medida insana: pelas estradas da vila, fizeram proclamações de que os ratos deveriam comparecer a um tribunal episcopal, onde escutariam suas queixas e seriam julgados. Não sem surpresa, os ratos não compareceram à audiência.

Esse episódio insano está descrito no livro The Trial, escrito pelo inglês Sadakat Kadri em 2005. Nele, o autor comenta julgamentos criminais de Sócrates a OJ Simpson, passando pelo caso dos roedores.

Julgamento complicado

Com o não comparecimento dos animais, o promotor alegou que eles deveriam ser sentenciados à revelia. Mas o bispo presidente decidiu que os pequenos deveriam ter aconselhamento legal, pois, aos olhos do clero, eles estariam fadados à excomunhão caso o tribunal decidisse em favor dos moradores.

Foi então que o jurista Bartolomeu Chassenée foi nomeado em defesa dos roedores, apontando para o fato de que eles estavam espalhados por toda a área, de modo que as convocações feitas pelos aldeões não teriam atingido todos os animais. Assim, cada rato tinha o direito legal de comparecer ao tribunal.

Seus argumentos foram convincentes. Considerou-se que o julgamento deveria ser adiado, e repetido após a emissão de intimação. A convocação foi espalhada pela vila, jogada aos quatro ventos e pregada em cada árvore. Mas mesmo assim, a próxima audiência chegou e não havia ratos.

[Colocar ALT]
Bartolomeu Chassenée / Crédito: Wikimedia Commons

O sábio Chassenée declarou uma razão óbvia: seus clientes não compareceram pois estavam com medo. Nenhum acusado era obrigado a arriscar a vida para ir a um tribunal, e o mesmo se aplicava aos ratos — que teriam de sair a céu aberto, enfrentando cães e gatos espalhados pelas ruas. Mais uma vez, a ausência foi justificada.

Infelizmente, os documentos do julgamento terminam por aqui. Nunca saberemos qual seu desfecho, e se o problema dos aldeões foi resolvido.

Embora pareça um tanto infantil, esse caso foi usado como precedente para algo mais sério: em 1540, houve na França uma campanha de católicos contra protestantes. Alguns protestantes da cidade de Mérindol optaram por não comparecer à convocação judicial, e o tribunal ficou prestes a ordenar que toda a cidade fosse incendiada.

Chassenée, como presidente do Parlamento da Provença, estava presente no caso. Foi aí que um senhor feudal lhe relembrou sobre o julgamento dos ratos, onde o direito de que os réus fossem ouvidos foi priorizado. Comovido, Chassenée não apenas cancelou a proposta de incêndio, como também suspendeu a sentença indefinidamente.


+Saiba mais sobre a França através das obras disponíveis na Amazon

História Concisa da França, Roger Price (2014) - https://amzn.to/34Q7gFJ

História da França - Tomo I - Livros I e II (até 987 d.C.), Jules Michelet (e-book) - https://amzn.to/3bdB0ia

França. Guia Visual (2015) - https://amzn.to/3bg9fpa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W