Curiosidades » Personagem

Guerras mundiais e cinco eras imperiais no Japão: Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo

Reconhecida pelo famoso Guinness, a senhora diz que o melhor momento que vive é agora

Giovanna Gomes Publicado em 17/11/2020, às 16h10

Kane Tanaka durante o dia a dia
Kane Tanaka durante o dia a dia - Divulgação

Kane Tanaka é considerada pelo livro dos recordes a pessoa mais idosa do mundo. Aos 117 anos, Kane nasceu três anos antes de Santos Dumont voar no 14 Bis, passou pelas duas guerras mundiais e presenciou o Japão atravessar cinco diferentes eras imperiais: Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa.

Kane sentada ao centro, ao lado dos irmãos e irmãs - Divulgação

 

Sendo a sétima de oito filhos de Kumakichi e Kuma Ota, Kane nasceu prematuramente em 2 de janeiro de 1903, quando o Japão passava pela era Meiji. Em 1922, se casou com Hideo Tanaka, com quem teve cinco filhos. Eles se conheceram apenas no dia da cerimônia, prática que era comum no país na época. E a relação foi marcada por grandes momentos.

Após seu marido ter sido chamado para servir ao exército durante a Segunda Guerra Sino-japonesa, em 1937, Kane tomou o papel de liderança nos negócios da família, que vendia arroz, macarrão udon e zenzai, tradicional doce da culinária japonesa.

Nobuo, um dos filhos do casal, também entrou para o exército em 1943 e foi mantido em cativeiro pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, retornando ao Japão em 1947. Como podemos perceber, a vida de Kane sempre foi marcada por importantes momentos. De tão longeva, entrou para a história do Guinness.

Em 9 de março de 2019, Tanaka foi reconhecida como a pessoa mais velha atualmente pelo livro dos recordes. Além disso, ela também recebeu o título de pessoa mais velha que já se teve registro no Japão.

Porém, a idosa pode conquistar o recorde de pessoa mais velha da história, que pertence à francesa Jeanne Louise Calment. Ela nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Já o homem mais velho que já viveu foi Jiroemon Kimura, um japonês que nasceu em 19 de abril de 1897 e faleceu aos 116 anos e 54 dias no dia 12 de junho de 2013.

Kane Tanaka - Divulgação/Guinness

 

E atualmente?

 

Hoje, Tanaka vive em uma casa de repouso em Fukuoka, no sul do Japão. Devido a problemas de saúde, ela teve de realizar cirurgias nos últimos anos, como catarata e também sofreu com um câncer colorretal.

Apesar desses problemas, a supercentenária tem uma vida tranquila. Ela normalmente acorda às 6 da manhã e à tarde costuma estudar temas como matemática. Ela adora jogar Othello, sendo que, na maioria das vezes, vence a equipe da casa de repouso. Segundo a equipe do Guinness, quando perguntaram qual o momento mais feliz de sua vida, Kane respondeu: “agora”.

No começo do mês, foi anunciado que a senhora carregará a tocha Olímpica dos Jogos de Tóquio, Japão. O evento será realizado em maio de 2021, quando a tocha estiver na cidade Shime, Fukuoka.

A novidade alegrou os familiares de Tanaka. "Quando nos disseram pela primeira vez que ela poderia participar nos preocupamos com a sua idade, mas depois pensamos que seremos felizes se as pessoas que a virem segurando a tocha pensarem: 'Há esperança em continuar a viver", afirmou o neto da senhora. 


+Saiba mais sobre outros recordes por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Guinness World Records 2020, de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/2BsnJW3

Guinness World Records 2020 (Edição Inglês), de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/3eJEtX7

Guinness World Records, de Vário Autores (2016) - https://amzn.to/2BuEVKJ

Guinness World Records 2019, de Vário Autores (2018) - https://amzn.to/2UjI0DZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W