Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Obra Violência Contra Mulheres: Dê um Basta! de Jô Ramos, denúncia feminicídio

Celebrado em 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres cobra por políticas públicas capazes de resolver este problema

Victória Gearini Publicado em 25/11/2019, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestantes protestando contra a violência as mulheres, em Bruxelas, em 24 de novembro de 2019 - Getty Images
Manifestantes protestando contra a violência as mulheres, em Bruxelas, em 24 de novembro de 2019 - Getty Images

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O objetivo desta data é denunciar o feminicídio e exigir – de todos os países – políticas públicas eficazes para resolver este problema. O livro Violência Contra Mulheres: Dê um Basta! de Jô Ramos retrata esta temática de forma clara e documental.

[Colocar ALT]
Crédito: Editora ZL

Lançado em 2015 pela Editora ZL, a obra da jornalista e fundadora do Movimento Defesa da Mulher, é um grito de desabafo contra as mortes de mulheres brasileiras. O intuito da escritora é mostrar as altas estatísticas e a banalização do assunto no país.

Jô Ramos mostra como a violência contra a mulher é uma afronta aos direitos humanos e reforça que merece ter maior visibilidade e medidas para combater esta trágica realidade.

Na obra, também é possível encontrar o endereço e contato de todas as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Casas Abrigo existentes no Brasil, com o intuito de facilitar as denúncias.

Há ainda um manual com o passo a passo dos procedimentos que devem ser feitos em casos de agressões. Para exemplificar sua narrativa, ela utilizou depoimentos de vítimas, entrevistou uma especialista em direitos da mulher e reconstruiu a história de Maria da Penha.

Estipulada em 2006, a Lei Maria da Penha mudou o cenário legislativo brasileiro e representa um avanço nos direitos humanos da mulher. No entanto, a autora reforça que mesmo assim houve um aumento de assassinatos, estupros e agressões no país. Portanto, para Jô Ramos é importante que as mulheres conheçam seus direitos e as leis que as protegem.


Saiba mais sobre esta e outras obras que envolvem esta temática: 

1. Violência Contra Mulheres: Dê um basta!, de Jô Ramos (2015) - https://amzn.to/37CD9mc

2. A Violência Contra a Mulher, de Ilana D. M. da Cunha Lima, José Flôr de M. Júnior e Daniel Guimarães (2017) - https://amzn.to/35AdcSA

3. Violência Contra Mulheres. A Vulnerabilidade Feminina e o Perfil dos Agressores, de Adriana Maria Bigliardi (2018) - https://amzn.to/2XKvQo1

4. Violência Contra A Mulher, de Dominique de Paula Ribeiro (2013) - https://amzn.to/2KQR2Uc

5. Meu corpo não é seu: Desvendando a violência contra a mulher, de Think Olga (2014) - https://amzn.to/2pRfNs3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.