Curiosidades » Curiosidades

Lobo-guará: conheça o lobo símbolo do Brasil

Habitante do cerrado brasileiro, esse mamífero está ameaçado de extinção

Lucas Vasconcellos Publicado em 03/09/2020, às 09h43

O animal na vida real (à esqu.) a cédula (à dir.)
O animal na vida real (à esqu.) a cédula (à dir.) - Pixabay - Divulgação/Banco Central

Após o Banco Central anunciar que o lobo-guará estampará as novas notas de 200 reais, o animal viralizou nas redes sociais. Embora a cédula cinza e um pouco diferente das anteriores não tenha agradado muitas pessoas, o animal tem uma saga instigante na vida real.  

A nova cédula / Crédito - Divulgação/Banco Central

 

Única espécie de lobos que vive na América do Sul, o lobo-guará pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Peru e, principalmente, no Brasil. Aqui, ele vive no cerrado, em Minas Gerais, Goiás, Mato Gosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Esse animal mede, em média, 1,20 metro, e pode pesar até 30 quilos. Ele vive aproximadamente 15 anos.

As pernas do lobo-guará são ágeis e longas - o que facilita na hora de pular para caçar. As orelhas são grandes e os pelos por quase todo o corpo são laranja-avermelhados. Por causa da cor, ele também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi.

Essa espécie se alimenta de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados que podem ser encontrados no cerrado. Praticamente inofensivo aos seres humanos, ele prefere se manter distante das pessoas.

Diferentemente de outras espécies de lobos, o guará é tímido, vive sozinho e só procura companhia na época da reprodução. A gestação dura cerca de dois meses. Normalmente, nascem dois filhotes por vez. Então, a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. Os pequenos lobo-guará têm pelos pretos e a ponta da cauda branca.

++Confira a matéria completa no site da Revista Recreio, parceiro da Aventuras na História