Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Lottie Williams, a mulher que foi atingida por lixo espacial

Em um dia comum, a americana passeava por um parque quando se envolveu no caso bizarro

Vanessa Centamori Publicado em 18/09/2020, às 10h00 - Atualizado às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A mulher que foi atingida por lixo espacial - Wikimedia Commons
A mulher que foi atingida por lixo espacial - Wikimedia Commons

Considerando que a maior parte do nosso planeta é composta por oceanos, as chances de que lixo espacial caia sob as nossas cabeças é remota: cerca de uma a cada 3,2 mil. Surpreendentemente, em janeiro de 1997, uma mulher nos Estados Unidos teve o azar de ser atingida por um objeto que adentrou a atmosfera. 

Mas, ela também teve a enorme sorte de ter sobrevivido — e saído intacta. Tudo aconteceu quando a cidadã norte-americana, chamada Lottie Williams, estava caminhando ao lado de duas amigas por um parque no estado do Oklahoma de madrugada, mais ou menos às 3h30 da manhã. 

De repente, elas avistaram o que parecia ser uma bola de fogo vinda dos céus e ficaram encantadas. Em entrevista ao site FoxNews.com, a moça relatou que pensou que fosse uma estrela cadente. “Foi lindo”, afirmou. 

Mas aquele sentimento tornou-se pesadelo em questão de segundos: assim que Williams sentiu algo no ombro, ela ficou com medo e começou a correr. Um estrondo soou no chão atrás dela. E logo a norte-americana sentiu o peso do que ao toque parecia ser uma lata de refrigerante. “[Visualmente] parecia um pedaço de tecido, mas quando você tocava nele, soava metálico”, contou a mulher, que pensou ter encontrado um pedaço de uma estrela cadente. 

Pedaço de um tanque do foguete Delta II, que caiu em 1997, nos Estados Unidos / Crédito: Wikimedia Commons

Mas claro, cientificamente falando, isso não seria possível. Na verdade, o que chamamos de estrelas cadentes são sempre meteoros. E no caso, nem se tratava de um meteoro: muito provavelmente, era um pedaço de um foguete Delta II, lançado em 1996.

O resto do tanque de 260 quilos, de onde havia saído o fragmento que a atingiu, caiu no Texas, próximo à uma fazenda. O pedaço foi analisado pelo pesquisador Winton Cornell, da Universidade de Tulsa, que concluiu que o material era usado pela NASA para isolar tanques de combustível. A secretária de defesa agência espacial norte-americana então enviou uma carta para Williams, se desculpando pelo ocorrido.