Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Índia

Mãe de gêmeos aos 73: A história da mulher engravidou já na terceira idade

Em 2019, Mangayamma Yaramati realizou seu grande sonho e se tornou uma das pessoas mais velhas a dar à luz

Penélope Coelho Publicado em 23/02/2021, às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mangayamma Yaramati e suas filhas - Divulgação/BBC News
Mangayamma Yaramati e suas filhas - Divulgação/BBC News

Em setembro de 2019, uma reportagem publicada pela BBC trouxe à tona uma história no mínimo curiosa. Na ocasião, uma idosa da Índia, então com 73 anos, tinha acabado de realizar o grande sonho de sua vida, tornando-se mãe pela primeira vez.

Para conseguir tal feito, Mangayamma Yaramati e seu marido, Sitarama Rajarao — na época com 82 anos — precisaram passar por tratamentos de saúde. 

Um sonho

Desde muito jovem Mangayamma tinha o sonho de ser mãe, a vontade cresceu quando a indiana se casou com Sitarama, no ano de 1962. Contudo, as coisas não aconteceram como planejado.

Mangayamma Yaramati e Sitarama Rajarao, em entrevista / Crédito: Divulgação/Youtube 

Eles tinham um casamento feliz, no entanto, nunca conseguiram ter um filho. O casal frequentou diversos médicos para tentar resolver a situação, ambos se propuseram a enfrentar o que viesse para alcançar o grande objetivo. Entretanto, a resposta tão esperada não chegava.

O tempo passou e já com a idade avançada, Mangayamma quase não tinha mais chances de engravidar: a mulher já estava enfrentando a menopausa.

Ao longo da vida, foi vítima de preconceito por parte da sociedade indiana, que não está acostumada com a ideia de que mulheres casadas não tenham filhos, seja por decisão própria ou por problemas de saúde.

Em entrevista à BBC, Yaramati conta que foi estigmatizada por anos: "Eles me chamavam de 'a mulher sem filhos'", revelou. Mesmo com os percalços, a idosa ainda tinha o sonho de engravidar e a idade não foi empecilho para que ela continuasse tentando.

Tratamento e surpresas

Em 2019, a indiana e seu esposo estavam decididos. Eles teriam um filho de qualquer forma, por isso, procuraram ajuda novamente. Os médicos realizaram diversos exames e testes no casal e não encontraram problemas de saúde que poderiam interferir na gestação.

A questão principal — e de risco — era a idade. Com a resposta, eles optaram por iniciar outro tratamento para que a mulher pudesse engravidar.

Como a idosa já estava na menopausa, o óvulo de outra mulher foi doado e fertilizado junto ao esperma de Rajarao. Dois meses depois das tentativas iniciais, a inseminação artificial havia dado certo: a septuagenária estava grávida.

As filhas de Mangayamma Yaramati e Sitarama Rajarao no hospital, localizado na Índia / Crédito: Divulgação/Youtube

A gravidez foi considerada de extremo risco, por isso, a senhora teve que ser monitorada continuamente. Apesar das chances serem baixas, a gestação seguiu bem. Em 5 de setembro de 2019, através de uma cesariana, a indiana foi surpreendida novamente quando deu à luz a gêmeos, duas meninas.

"Este é o momento mais feliz da minha vida”, revelou Yaramati, na ocasião. Sabe-se que a cirurgia de risco correu bem. A mãe e as filhas estavam em ótimas condições e saudáveis.

Na época, a médica responsável pelo parto, Dr. Sanakayyala Umashankar, revelou à CNN que a idosa estava “Mais confiante do que nunca” e “ansiosa para o próximo capítulo de sua vida com as crianças".


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/2vsqnZa

Inimigo Mortal: Nossa Guerra Contra os Germes Assassinos, de Michael T. Osterholm e Mark Olshaker (2020) - https://amzn.to/2YWUowI

O fim está sempre próximo, de Dan Carlin (2020) - https://amzn.to/2zwBqSS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W