Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As mais brilhantes descobertas divulgadas na última semana

Plataforma em templo indiano, lança da Idade do Bronze, reconstrução facial da primata Lucy, túnel medieval até então desconhecido, piso de mármore da Roma Antiga e muito mais!

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto descoberto em uma das sepulturas na Argentina - Divulgação/Radio Cadena Agramonte
Esqueleto descoberto em uma das sepulturas na Argentina - Divulgação/Radio Cadena Agramonte

1. Curiosa plataforma em templo na Índia

Crédito: Divulgação/Biswanth Swain

Arqueólogos descobriram uma impressionante plataforma ornamentada enterrada sob uma estrada moderna em Bhubaneswar, na Índia. Os pesquisadores acreditam que ela remonta ao século 13 e está localizada onde, no passado, estava abrigado um antigo complexo de templos. 

Leia a notícia completa aqui.


2. 12 tumbas entre 6.000 e 1.300 anos na Argentina

Crédito: Divulgação/Radio Cadena Agramonte

Moradores da província de Catamarca, na Argentina, se depararam com uma descoberta arqueológica impressionante: 12 sepulturas que possuem entre 6.000 e 1.300 anos. A partir da análise de arqueólogos, foi possível identificar artefatos como colares e pingentes que provavelmente estavam dentro das tumbas.

Leia a notícia completa aqui.


3. Lança da Idade do Bronze é descoberta em uma das Ilhas do Canal

Crédito: Divulgação/Jersey Heritage

Ao utilizar um detector de metais, um homem encontrou uma lança de data da Idade do Bronze em uma praia na Ilha de Jersey, a maior das Ilhas do Canal. Os pesquisadores acreditam que o artefato provavelmente foi usado durante uma oferenda ou ritual, sendo fabricada entre 1207 a.C. e 1004 a.C..

Leia a notícia completa aqui.


4. Reconstrução facial da primata Lucy

Crédito: Divulgação

Um novo estudo teve como objetivo dar rosto à primata Lucy e à criança Taung por meio de reconstruções faciais. Os pesquisadores utilizaram moldes dos crânios originais para a realização do importante projeto, que deu detalhes às feições de dois dos mais antigos indivíduos de que se tem registros. 

Leia a notícia completa aqui.


5. Túnel medieval até então desconhecido no País de Gales

Túnel medieval encontrado por acaso / Crédito: Divulgação/Distribuição de Energia Ocidental

Um sistema de túnel que remonta à Idade Média foi descoberto na última semana na vila de Tintern, localizada no País de Gales. A descoberta foi feita totalmente ao acaso por técnicos de uma companhia elétrica. De acordo com os pesquisadores, a passagem parece seguir o caminho do rio e tem 122 centímetros de altura. 

Leia a notícia completa aqui.


6. Estatueta de deus hindu do século 12 na Índia

Crédito: Divulgação/Times of India

Arqueólogos descobriram uma estatueta do deus hindu Vishnu em um poço abandonado, que está próximo de um templo em ruínas no estado de Karnataka, na Índia. Os pesquisadores ainda acreditam que o objeto data do século 12 d.C. 

Leia a notícia completa aqui.


7. Piso de mármore da Roma Antiga na França

Piso de mármore encontrado na França / Crédito: Divulgação/Inrap

Totalmente ao acaso, trabalhadores encontraram sob uma construção um valioso piso de mármore que remonta da Roma Antiga em um complexo de prédio em Nîmes, na França. De acordo com os pesquisadores, o piso data dos séculos 1 e 2 e conta com desenhos alocados em xadres, fazendo parte de uma vila romana. 

Leia a notícia completa aqui.


8. Estudo explica crânio em caverna na França

Local onde crânio foi encontrado / Crédito: Divulgação/PLOS ONE

Uma pesquisa explicou o que pode ter acontecido com um crânio descoberto dentro da caverna Marcel Loubens, no norte da Itália. Os cientistas acreditam que a mulher morreu há mais ou menos 5.600 anos por meio de um ritual e foi enterrada em um local próximo. Porém, ao longo dos anos, água e lama fizeram com que o crânio caísse no topo de um poço vertical na caverna. 

Leia a notícia completa aqui.


9. Reconstruções faciais de duques da República Tcheca

Crédito: Cícero Moraes

Os rostos de Vratislau I, duque da Boêmia, e seu irmão, Espitigneu I, também duque da Boêmia e fundador do Castelo de Praga, foram revelados por meio de um projeto interdisciplinar divulgado na última semana. Os pesquisadores mostraram detalhes dos nobres por meio de reconstruções faciais. 

Leia a notícia completa aqui.


10. Pinturas ocultas reveladas de tumba etrusca na Itália

Crédito: Divulgação/Vincenzo Palleschi

Cientistas utilizaram uma técnica inovadora para revelar as pinturas nas paredes da “Tumba dos Macacos”, localizada na comuna de Chiusi, na Itália. A partir disso, foi possível observar um afresco etrusco que mostrava uma cena de uma pessoa carregando um objeto, além de rochas, árvores e água.

Leia a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W