Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

Além do chocolate encomendado pela Rainha Vitória: As mais curiosas descobertas divulgadas na última semana

Ossos humanos e túnel misterioso, templo 'perdido' do faraó Ptolomeu I, cemitério megalítico e fortaleza de 5 mil anos, crânio de dinossauro carnívoro, chocolate encomendado pela rainha Vitória, camas de penas de guerreiros suecos e muito mais!

Redação Publicado em 04/04/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do túnel encontrado em estacionamento na Polônia - Divulgação/Museu Regional em Jasło
Imagem do túnel encontrado em estacionamento na Polônia - Divulgação/Museu Regional em Jasło

1. Ossos humanos e túnel na Polônia

Ossos humanos encontrados no mosteiro / Crédito: Divulgação/Museu Regional em Jasło

Pesquisas estão sendo realizadas em um estacionamento na cidade de Jasło, Polônia, desde 2020. No entanto, somente na última semana foram divulgadas as descobertas arqueológicas feitas no local: ao menos 18 esqueletos de monges, um ossário e um túnel misterioso. Acredita-se que o local esteja relacionado a um mosteiro do século 15.

Leia a notícia completa aqui.


2. Vestígios do templo 'perdido' do faraó Ptolomeu I 

Um dos restos encontrados no Egito /Crédito: Divulgação/Canal 20 Minutos

Depois de 15 anos, uma missão feita no sítio arqueológico de Kom el-Ajmar Sharuna foi finalmente concluída. Pesquisadores encontraram parte do famoso, porém até então desaparecido, templo do faraó Ptolomeu I. Os arqueólogos afirmam que os vestígios estão em ótimo estado de conservação.

Leia a notícia completa aqui.


3. Estudo sobre pássaros exóticos da Amazônia

Fotografia de papagaio mumificado / Crédito: Divulgação/ Universidade de Tarapacá/Jose Capriles

No Deserto do Atacama, no Chile. foram encontradas 32 múmias de papagaios e araras-vermelhas. Um estudo recente investigou as descobertas e chegou à conclusão de que há 500 anos, pássaros exóticos da Amazônia eram vendidos e mumificados no Chile, visto que as espécies não são nativas da região. 

Leia a notícia completa aqui.


4. Cemitério megalítico e fortaleza de 5 mil anos na Polônia

O local escavado / Crédito: Divulgação/Jan Bulas

Na cidade de Dębiany, na Polônia, escavações revelaram uma enorme fortaleza, que data dos séculos 9 e 10, e um cemitério megalítico, que consistia em sete tumbas neolíticas de 5.500 anos. Além disso, foram descobertos ainda dois esqueletos de cavalos em uma cova que remonta à Idade do Bronze.

Leia a notícia completa aqui.


5. Relatório da OMS que aponta origem da covid-19

Ainda que diferente da arqueologia, é uma descoberta. A comissão internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou na última semana o esperado relatório realizado entre o final de janeiro e o começo de fevereiro deste ano em Wuhan, na China.

Para os pesquisadores, é ‘muito provável’ que o novo coronavírus tenha sido transmitido de morcegos para humanos por meio de um animal intermediário. Mais estudos serão realizados para entender a origem do vírus. 

Leia a notícia completa aqui.


6. Pesquisa sobre camas de penas da Idade do Ferro

Detalhes das penas das camas / Crédito: Divulgação/NTNU University Museum

Arqueólogos investigaram duas camas de penas encontradas em barcos que funcionavam como tumbas no cemitério de Valsgärde, na Suécia. Acredita-se que as camas tenham pertencido a dois guerreiros que viveram na região durante a Idade do Ferro. Eles foram enterrados com artefatos que deveriam ser usados na vida após a morte. 

Leia a notícia completa aqui.


7. Fóssil da era paleozoica em quintal na Inglaterra

Crédito: Divulgação/BBC

Com o apoio de um caça fósseis dado como presente no Natal, uma criança foi responsável por encontrar um fóssil da era paleozoica em seu quintal no antigo condado inglês de West Midlands. Ele descobriu uma pedra que mais lembrava um chifre, que acabou revelando ser, de fato, um esqueleto muito antigo.

Leia a notícia completa aqui.


8. Crânio de dinossauro carnívoro na Patagônia

Provável pré-maxila do Llukalkan aliocranianus /  Crédito: Divulgação/Journal of Vertebrate Paleontology

O fóssil do crânio de um dinossauro carnívoro foi encontrado durante escavações realizadas na Patagônia, Argentina. Os pesquisadores acreditam que ele viveu no período cretáceo, há por volta de 85 milhões de anos, chegando a pesar cinco toneladas e a medir 5 metros. 

Leia a notícia completa aqui.


9. Pesquisa sobre alimentação durante a Idade da Pedra

Escavação realizada para o estudo / Crédito: Divulgação/Joaquim Soler

Um novo estudo realizado em fósseis de pessoas encontrados nas cavernas Serinyà, na Catalunha, que viveram durante a Idade da Pedra, há mais de 27 mil anos, revelou sua dieta. A principal descoberta, que chocou os pesquisadores, foi de que eles não se alimentavam principalmente de peixes, mas sim de plantas e animais terrestres. 

Leia a notícia completa aqui.


10. Chocolate encomendado pela rainha Vitória há 121 anos na Inglaterra

Crédito: Divulgação/Twitter/ National Trust

Uma barra de chocolate foi encontrada no sótão da mansão Oxburgh Hall, em Norfolk, na Inglaterra. O mais impressionante, porém, é que ela tem 121 anos: ela foi encomendada pela rainha Vitória, em 1900, e seria dada de presente para soldados britânicos que batalhavam na África do sul na época. 

Leia a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp