Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As mais curiosas descobertas da semana

Tesouro tcheco do século 5, meteoro que caiu no Saara, fóssil de dinossauro chocando ovos, túneis subterrâneos da Idade Média e muito mais!

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos artefatos do tesouro tcheco e fóssil de dinossauro - Divulgação/Pavel Horník, MVČ HK - Bi, Amiot, Peyre de Fabrègues, ... et Xu, 2020
Um dos artefatos do tesouro tcheco e fóssil de dinossauro - Divulgação/Pavel Horník, MVČ HK - Bi, Amiot, Peyre de Fabrègues, ... et Xu, 2020

1. Tesouro em sepultura do século 5 na República Tcheca

Crédito: Divulgação/Pavel Horník, MVČ HK

Uma equipe de pesquisadores divulgou na última semana a descoberta de um tesouro impressionante no vilarejo de Sendražice, na República Tcheca. Artefatos valiosos como uma faca de ferro, quatro fechos de ouro e prata com pedras semipreciosas e um pente de osso foram descobertos em uma tumba que data do século 5 d.C.

Confira a notícia completa aqui.


2. Estudo aponta que meteoro que caiu no Saara é mais antigo do que a Terra

Crédito: Divulgação

Uma pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) aponta que o meteoro que caiu no Deserto do Saara, na região da Argélia, em maio do ano passado, é mais velho que a Terra. O Erg Cech 002, como foi chamado, pesa 32 quilos e pertence a um dos primeiros protoplanetas.

Confira a notícia completa aqui.


3. Fóssil de dinossauro que morreu chocando ovos na China

Ilustração registra formação de descoberta com ovos / Crédito: Bi, Amiot, Peyre de Fabrègues, ... et Xu, 2020

Pesquisadores descobriram, no município chinês de Ganzhou, um fóssil de dinossauro que viveu entre 145 e 66 milhões de anos atrás. O espécime é peculiar porque o animal foi encontrado chocando seus ovos, que também estavam fossilizados. Sete dos 24 ovos já apresentavam um desenvolvimento avançado.

Confira a notícia completa aqui.


4. Túneis subterrâneos da Idade Média na Polônia

Crédito: Divulgação/Castelo dos duques da Pomerânia em Szczecin

Arqueólogos encontraram dois túneis subterrâneos construídos durante a Idade Média no no Castelo Ducal, na Polônia, que foi erguido durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo os especialistas, as estruturas eram usadas para escoamento de água e têm 270 metros de comprimento.

Confira a notícia completa aqui.


5. Restos mortais de padre morto na Guerra da Coreia

Os restos mortais de Emil Joseph Kapaun foram finalmente identificados. O padre auxiliava tropas estadunidenses quando foi capturado e, depois, morto em 23 de maio de 1951, aos 35 anos. Ele foi à óbito em campo de prisioneiros que, atualmente, estaria na Coreia do Norte.

Confira a notícia completa aqui.


6. Pesquisa revela técnica usada para tingir tecidos de lã há 2,5 mil anos

Detalhes no tapete siberiano / Crédito: Divulgação/Museu Hermitage

Especialistas realizaram um estudo em um tapete de 2,5 mil anos que foi descoberto nas montanhas Altai do Cazaquistão. Segundo o estudo, as cores vibrantes da peça foram mantidas por tantos anos porque ela foi tingida por um método particular: lã de ovelha fermentada.

Confira a notícia completa aqui.


7. Dinossauro de 140 milhões de anos na Patagônia

Paleontologistas escavando os restos do titanossauro / Crédito: Divulgação/Jorge A. González

Arqueólogos descobriram um fóssil de titanossauro em perfeitas condições perto de Neuquén, na Patagônia. Eles acreditam que o espécime é o mais antigo indivíduo já encontrado da espécie. O dinossauro viveu há 140 milhões de anos no supercontinente Gondwana.

Confira a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W