Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As mais impressionantes descobertas da semana

Portal de cidade construída por Ciro, o Grande, complexo monástico budista, creme facial de nobre chinês, explosivo da Segunda Guerra no Rio de Janeiro, enterros curiosos perto do Stonehenge e muito mais!

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Enterro encontrado próximo a Stonehenge - Divulgação
Enterro encontrado próximo a Stonehenge - Divulgação

1. Moeda de viajante que passou por Israel há 1.800 anos 

Crédito: Divulgação/Nir Distelfeld - Autoridade de Antiguidades de Israel

Na região de Carmel, em Israel, um soldado encontrou uma moeda, uma das poucas onze já descobertas no local. O mais impressionante sobre ela é que os pesquisadores envolvidos na investigação acreditam que o item caiu do bolso de um viajante que passava pelo local há mais de 1.800 anos.

Confira a notícia completa aqui.


2. Ruínas de portal de antiga cidade construída por Ciro, o Grande

Crédito: Divulgação/CHTN

Arqueólogos descobriram ruínas do majestoso portal que guardava a antiga cidade de Persépolis, localizada no atual sul do Irã. O portão tinha por volta de 12 metros de altura e 40 de comprimento, fechando uma das mais importantes capitais construídas por Ciro, o Grande, fundador do Império Aquemênida, que dominou a região entre 559 e 530 a.C.

Confira a notícia completa aqui.


3. Carteira da década de 1950 devolvida para família

Fotografia de um dos documentos de Melba / Crédito: Divulgação/ Facebook 

Quando se mudou para uma nova casa, na Geórgia, Estados Unidos, uma mulher descobriu uma antiga carteira dentro de uma das paredes da residência. O item de couro continha documentos e fotos de 1954. Ela, então, iniciou uma busca online para encontrar o dono da carteira, o que não demorou. Depois de 66 anos, ela retornou à família original. 

Confira a notícia completa aqui.


4. Concha de 18 mil anos que funcionava como instrumento musical

Registro da concha /Crédito: Carole Fritz / Muséum D’Histoire Naturelle de Toulouse

Em 1931, pesquisadores descobriram uma concha na Caverna de Marsoulas, nos Pirenéus franceses, mas não tinham ideia do que descobriram. 90 anos depois, um estudo foi realizado no item, revelando que ele foi usado como um instrumento musical há mais de 18 mil anos, sendo uma espécie de flauta.

Confira a notícia completa aqui.


5. Restauração em piso de mármore colorido de importante igreja bizantina

O sítio arqueológico / Crédito: Divulgação/AA

Ao longo de décadas, o sítio arqueológico da antiga cidade de Stratonikeia, localizada no atual sudoeste da Turquia, foi escavado. Agora, os especialistas começaram a restaurar o piso de uma igreja bizantina que tem aproximadamente 1.550 anos. Ela foi construída em 365 d.C. e continuou sendo usada até o século 7, tendo um dos pisos mais impressionantes já vistos: ele era feito de mármore colorido. 

Confira a notícia completa aqui.


6. Artefatos europeus mais antigos já descobertos na América do Norte

Crédito: Divulgação/ American Antiquity

Uma análise feita em dez contas de vidro na cor azul desenterradas no Alasca no fim do século 20 e começo do 21 revelou que os itens eram mais antigos do que se imaginava. Eles foram feitos em Veneza, na Itália, entre os anos de 1397 e 1488, e transportados pelas rotas comerciais terrestres da época. A partir dessa nova datação, os artefatos podem ser considerados os mais antigos já descobertos na América do Norte.

Confira a notícia completa aqui.


7. Local budista de 2 mil anos no Paquistão

Crédito: Divulgação

Arqueólogos identificaram na província de Khyber Pakhtunkhwa, em Swat, no Paquistão, um antigo local budista que tem pelo menos 2 mil anos, considerado um “complexo monástico”. Foram descobertas estruturas de uma escola, um salão de assembleias e estupas (monumentos funerários). 

Confira a notícia completa aqui.


8. Nobre‌ ‌chinês‌ ‌usava‌ ‌cosmético‌ ‌feito‌ ‌de‌ ‌gordura‌ ‌animal‌ ‌e‌ ‌leite‌ ‌de‌ ‌lua‌ ‌há‌ ‌2.700‌ ‌anos‌ ‌

Crédito: Divulgação/Han et al - Archaeometry

Dentro da tumba de um antigo nobre em Liujiawa, no norte da China, especialistas descobriram um jarro ornamentado contendo um material macio e branco-amarelado. Tratava-se de um um creme facial usado pelo antigo há mais de 2.700 anos. De acordo com a análise realizada no produto, ele era feito de gordura animal e leite de lua.

Confira a notícia completa aqui.


9. Descobertas fascinantes perto de Stonehenge

Objeto de argila xistosa / Crédito: Divulgação

Escavações realizadas em Wessex Archaeology, na estrada A303, que fica próxima do monumento de Stonehenge, revelaram algumas descobertas impressionantes. Os pesquisadores identificaram enterros do período Neolítico, uma construção da Idade do Bronze, ferramentas antigas, objetos de cerâmica e um monumento em formato de ‘C’, que pode ter sido usado para trabalho industrial. 

Confira a notícia completa aqui.


10. Explosivo da Segunda Guerra no Rio de Janeiro

Artefato explosivo encontrado em Olaria / Crédito: Divulgação/ PMRJ

Agentes da Polícia Militar do 16º Batalhão, de Olaria, Rio de Janeiro, descobriram um explosivo que data da Segunda Guerra Mundial. Em um excelente estado de conservação, ele pesa mais de 22 quilos. No entanto, ainda não se sabe como o artefato foi parar no local. 

Confira a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W