Curiosidades » Reino Unido

Marcus Sarjeant, o jovem que tentou assassinar a rainha Elizabeth II na década de 1980

Com apenas 17 anos, Marcus Sarjeant, que idolatrava Lee Harvey Oswald e Mark David Chapman, tentou o frustrado ato contra a monarca

Daniela Bazi Publicado em 29/05/2020, às 14h00

Elizabeth durante uma das cerimonias do Trooping the Colour
Elizabeth durante uma das cerimonias do Trooping the Colour - Getty Images

A rainha Elizabeth II é conhecida, principalmente, por seu longo tempo no trono britânico. Entretanto, no dia 13 de junho de 1981 tudo poderia ter acabado, devido a uma tentativa de assassinato feita por um adolescente contra a monarca. 

No dia, a rainha estava em seu cavalo a caminho da cerimonia anual do Trooping the Colour, celebrada pelos regimentos militares britânicos e pelos exércitos dos Reinos das Nações, quando foram escutados seis disparos. Todos voltaram os olhos para Elizabeth que, felizmente, não foi atingida. Ela conseguiu tranquilizar seu animal e seguiu como se nada tivesse acontecido. 

Rainha Elizabeth II na cerimonia do Trooping the Colour de 1979 / Créditos: Getty Images

 

Os seguranças reais se espalharam pela multidão a procura do suposto assassino e ficaram surpresos ao encontrá-lo. O atirador era Marcus Sarjeant, um jovem de 17 anos que era obcecado por figuras políticas. Ele havia tentado matar Ronald Reagan e o papa João Paulo II, e idolatrava Lee Harvey Oswald e Mark David Chapman.

Sarjeant tinha o objetivo de conseguir a mesma fama que seus ídolos. O atirador escreveu que tinha o plano de "surpreender e mistificar o mundo com nada mais que uma arma". O adolescente chegou a enviar fotos de si mesmo com o revólver de seu pai em mãos para diversos meios de comunicação antes da tentativa. 

Marcus foi condenado pela Lei de Traição a cinco anos de prisão em uma penitenciária psiquiátrica, mas acabou sendo liberado em outubro de 1984. De acordo com a BBC, o jovem acabou desistindo de ganhar fama e, logo após sua liberação, mudou de nome e começou uma nova vida.


+Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II com as obras abaixo disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W