Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerra dos Mundos

Guerra dos Mundos: Há 84 anos, transmissão de rádio gerava caos entre norte-americanos

Relembre episódio que completa 84 anos hoje, 30 de outubro, a partir de 5 curiosidades!

Redação Publicado em 31/10/2021, às 10h00 - Atualizado em 30/10/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Orson Welles durante transmissão - Domínio Público
Orson Welles durante transmissão - Domínio Público

Quem já assistiu o filme 'Guerra dos Mundos' (2005), de Steven Spielberg, muito provavelmente já imaginou “e se tudo aqui fosse real?”. Estrelado por grandes atores como Tom Cruise e Tim Robbins, o longa contou com um investimento de 128 milhões de dólares.

A grande pegada do filme é a sua história, que dá pano para manga há mais de um século. Isso porque uma confusão envolvendo o livro 'A Guerra dos Mundos' (1898) causou uma verdadeira confusão nos EUA.

No 30 de outubro de 1938, há exatos 84 anos, o evento fictício foi narrado em forma de boletim informativo — o que acabou gerando um enorme desespero na população. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas entraram em pânico com o ocorrido.

Pensando nisso, separamos cinco curiosidades sobre o episódio que completa 84 anos:

1. O livro

Antes de falar sobre o episódio, precisamos falar sobre o enredo por trás de tudo. A obra Guerra dos Mundos, escrita em 1898 por H.G Wells, narra uma fictícia invasão marciana que, em 1901, destrói parte da Inglaterra.

H.G Wells / Crédito: Getty Images

O filme de Spielberg é uma transposição dessa história para o estado americano de New York nos dias atuais — por isso os vilões não são mais marcianos.


2. Na rádio

O texto já havia sido adaptado para a televisão, mas as versões para o rádio foram as de maiores repercussões — às vezes catastróficas. A mais famosa ocorreu em 30 de outubro de 1938, há exatos 84 anos, nos Estados Unidos.

Orson Welles / Crédito: Getty Images

Orson Welles — futuro diretor de 'Cidadão Kane', já na época uma famosa voz do rádio —, reescreveu o enredo de modo a narrar a invasão com boletins jornalísticos. E aí aconteceu a tragédia.


3. Transmissão trágica

O programa foi ao ar pela rede CBS. As pessoas do país todo sintonizavam e ouviam um suposto repórter contar que a Terra estava sendo invadida por marcianos. Uma verdadeira confusão.

Crédito: Getty Images

Há controvérsias sobre os números, mas estima-se, que, dos 6 milhões de ouvintes, 1 milhão entrou em pânico. “Houve tentativa de suicídio. Os hospitais ficaram cheios e as linhas de telefone, congestionadas”, explica Fábio Pietraroia, professor à AH em 2005.


4. Boletins extraordinários

A depressão de 1929 e as crises europeias que, meses depois, resultariam na Segunda Guerra Mundial tornavam a população sempre atenta a boletins extraordinários dos rádios, que vivia sua época de ouro.

Crédito: Getty Images

Além disso, os cientistas acreditavam que havia vida em Marte e que os marcianos poderiam mesmo vir à Terra”, revelou Fábio.

5. Outras experiências

A experiência foi repetida em outros lugares do mundo, às vezes com sérias consequências. Em 1949, foi à vez de Quito, Equador. Quando os ouvintes souberam que era ficção, passaram de apavorados a enfurecidos.

Assim, atearam fogo ao prédio da rádio. No final do episódio, vinte pessoas morreram. Embora o filme não tenha causado nenhum episódio do tipo, muitas pessoas se impressionaram com a produção de Spielberg.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas com o tema através de livros disponíveis na Amazon Brasil

Guerra dos Mundos, de H. G. Wells (2016) - https://amzn.to/37fd8si

Guerra dos Mundos: Retaliação, de John J. Rust e Mark Gardner (2017) - https://amzn.to/39hHmfI

Fake News. A Conexão Entre a Desinformação e o Direito, de Diogo Rais (2018) - https://amzn.to/34Zhli6

Fake News - Quando os Jornais Fingem Fazer Jornalismo, de Cristian Derosa (2019) - https://amzn.to/2smN7Iz

Como Não Ser Enganado Pelas Fake News, de Januaria C. Aidar, Flavia & Alves (2019) - https://amzn.to/2PWoag1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W