Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Milhões perdidos até hoje: 5 curiosidades sobre o destino da fortuna de Escobar

O paradeiro do intrigante dinheiro de um dos maiores narcotraficantes do mundo ainda é um enigma

Victória Gearini Publicado em 04/10/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Narcotraficante Pablo Escobar - Wikimedia Commons
Narcotraficante Pablo Escobar - Wikimedia Commons

Na última semana, Nicolás Escobar, sobrinho do famoso narcotraficante Pablo Escobar, afirmou ter encontrado uma quantia avaliada em cerca de R$ 100 milhões numa parede do apartamento em que mora — que já pertenceu ao chefe do narcotráfico. No entanto, em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, Roberto Escobar Gaviria, irmão do criminoso, negou a descoberta. 

Embora Roberto Escobar tenha afirmado que Nicolás Escobar mentiu, fato é que até hoje a fortuna do famoso narcotraficante desperta a curiosidade do imaginário popular por estar desaparecida até hoje. Isso porque El Patrón escondia dinheiro em diversos lugares.

Confira abaixo 5 curiosidades sobre a fortuna perdida de Pablo Escobar:  

1. Fortuna ilegal

Pablo Escobar em foto clássica / Crédito: Getty Images

Considerado uma das figuras histórias mais emblemáticas dos últimos tempos, Pablo Escobar enriqueceu a partir do narcotráfico. Ainda jovem, iniciou sua vida no mundo do crime a partir de pequenos contrabandos e sequestros.

Na época, Escobar adquiriu mais de 100 mil dólares, entretanto, o narcotraficante almejava mais dinheiro. Tal fato o levou a ser tornar um dos maiores narcotraficantes do mundo. 


2. Dinheiro queimado

Documentário Pecados do meu Pai (2009) / Crédito: Divulgação / Art Films

Por mês cerca de US$ 2,5 mil eram gastos em elásticos para envolver as pilhas de dinheiro. Com o passar do tempo, a fortuna de Escobar se tornou em excesso, o que o levou a queimar cerca cédulas de dólares, somente para aquecer sua amada filha, quando sua família estava escondido em uma cabana nas montanhas marcadas pelo frio extremo. 


3. Bairro Pablo Escobar

Para muitos Pablo Escobar era um Robin Hood, pois com dinheiro ilegal, ele construiu diversas casas, edifícios, igrejas e campos de futebol para a população mais pobre. 

Retrato de Pablo Escobar / Crédito: Wikimedia Commons

Além do grande número de mortes que causou, Escobar foi responsável por diversas melhorias na cidade, o que levou muitas pessoas a temerem, respeitá-lo e até mesmo amá-lo. Enquanto isso, vivia repleto de regalias, desfrutando de tudo aquilo que almejou quando mais novo. 


4. Herança 

Pablo e Juan em 1979 / Crédito: Wikimedia Commons

O total da fortuna do narcotraficante é desconhecido até mesmo pela sua família, pois uma parte do dinheiro até hoje está perdido, enquanto outra ficou nas posses do Cartel de Cali. “Eu fui com minha mãe a essas reuniões. Exigiram que entregássemos todos os bens como parte do butim de guerra. A exigência era simples: se esconderem uma só moeda, iremos matá-los. Assim salvamos nossa vida. Voltamos a ser ninguém”, disse Juan Pablo Escobar em entrevista ao El País.


5. Tesouro Perdido 

Conhecido como El Patrón sua fortuna chegou a ser avaliada em US $ 30 bilhões, quase 130 bilhões de reais. No entanto, Escobar espalhou sua fortuna — quase sempre em dinheiro — por toda Colômbia, o que dificulta, até hoje, na procura pelo tesouro. 

Escobar ao lado de sua mulher / Crédito: Getty Images

Segundo a série Finding Escobar's Millions, do Discovery Channel, ex-agentes da CIA procuraram por fontes e laboratórios clandestinos de cocaína, a fim de encontrar a localização exata do restante do dinheiro. Além disso, Escobar enterrou ouro e joias que permanecem um mistério. 


+Saiba mais sobre a vida e a morte de Escobar através de obras disponíveis na Amazon

Minha Vida com Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez e Maritza Neila Wills Fontecha (2017) - https://amzn.to/2tgBgvK

Pablo Escobar em flagrante, Juan Pablo Escobar (2017) - https://amzn.to/2FaYRR8

Pablo Escobar: meu pai, Juan Pablo Escobar (2015) - https://amzn.to/2QeEaKk

Pablo Escobar: O Narcotraficante: A história por trás do homem que matou mais de 5 mil pessoas (Mentes Criminosas Livro 1), de Editora LeiaNet - https://amzn.to/36bejsA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du