Curiosidades » Entretenimento

Mindhunter: o ilustre livro que originou a famosa série da Netflix

Publicada originalmente em 1996, a obra revela a vida do agente especial do FBI, John Douglas, que já interrogou as mentes mais sádicas e cruéis dos Estados Unidos

Victória Gearini Publicado em 15/11/2020, às 15h25 - Atualizado às 18h25

Poster divulgação da série Mindhunter
Poster divulgação da série Mindhunter - Divulgação / Netflix

Lançada em 2017 no Brasil, pela Editora Intrínseca, a obra Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, de John Douglas e Mark Olshaker, revela os insólitos bastidores de alguns dos casos mais chocantes já investigados pelo FBI.

Publicada originalmente em 1996, nos Estados Unidos, Mindhunter trata-se de um brilhante relato da trajetória do agente especial do FBI, John Douglas, que foi capaz de investigar as mentes mais sádicas e perversas dos últimos tempos.  

[Colocar ALT]
Mindhunter, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) / Crédito: Divulgação / Editora Intrínseca

Ao longo de duas décadas, o agente interrogou os assassinos em série mais sádicos e tenebrosos. O oficial foi responsável, ainda, por confrontar dezenas de serial killers, entre eles Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.

Considerado uma lenda, John Douglas também é conhecido pela sua incrível habilidade investigativa, que lhe permitiu analisar cenas de crimes, a partir da visão da vítima e do criminoso. Além disso, o agente tem o costume de traçar um perfil dos envolvidos em um determinado caso, reconstituindo as ações, compreendendo hábitos e, principalmente, analisando os próximos passos.

Em 2017, Mindhunter serviu de inspiração para a criação da série homônima da Netflix, que conta com duas temporadas. Em 2018, foi vencedora do Prêmio Satellite Awards, na categoria Melhor Ator em série de Drama, com Jonathan Groff. 

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, Mindhunter encontra-se em primeiro lugar na lista de mais vendidos na plataforma, na categoria Memórias.

Cena da série Mindhunter / Crédito: Mindhunter

 

Confira abaixo um trecho de Mindhunter (2017): 

“Esta era a única explicação lógica. Eu estava amarrado e nu. A dor era insuportável. Meus braços e minhas pernas estavam sendo retalhados por algum tipo de lâmina. Cada orifício do meu corpo havia sido perfurado. Eu estava engasgando e com ânsia de vômito, porque tinham enfiado algo em minha garganta. Meu pênis e meu ânus haviam sido penetrados por objetos afiados, que pareciam me dilacerar. Eu estava ensopado de suor. De repente, me dei conta da situação: eu estava sendo torturado até a morte por todos os assassinos, estupradores e molestadores de crianças que mandara para a cadeia durante a minha carreira. Agora, a vítima era eu, e não havia como resistir. 

Eu sabia como esses caras agiam; já tinha visto mil vezes. Eles sentiam a necessidade de manipular e dominar suas presas. Gostavam de poder decidir se suas vítimas viveriam ou morreriam, ou como morreriam. Eles me manteriam vivo enquanto meu corpo aguentasse, despertando-me sempre que eu estivesse inconsciente ou prestes a morrer, sempre infligindo o máximo possível de dor e sofrimento. Alguns podiam passar dias fazendo isso. 

Queriam me mostrar que estavam no controle, que eu dependia completamente da misericórdia deles. Quanto mais eu gritasse e clamasse por alívio, mais alimentaria suas fantasias sombrias. Se eu implorasse, regredisse e chamasse por papai e mamãe, eles ficariam realmente animados”.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema, disponíveis na Amazon: 

Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker (2017) - https://amzn.to/35u3BQ3

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W