Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Crimes

'Caçador' de serial killers: conheça o livro Mindhunter que originou a série da Netflix

A obra apresenta a saga do agente especial do FBI John Douglas que já confrontou vários assassinos, entre eles Charles Manson e Ted Bundy

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 22/02/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Páginas do livro Mindhunter (2017) - Divulgação / Editora Intrínseca
Páginas do livro Mindhunter (2017) - Divulgação / Editora Intrínseca

Criada por Joe Penhall, a série Mindhunter tornou-se um sucesso da Netflix. O que algumas pessoas não sabem é que a produção foi baseada no famoso livro "Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano", de John Douglas e Mark Olshaker.

Ao longo de duas temporadas, a trama apresenta os insólitos bastidores de alguns crimes que mais chocaram os Estados Unidos e foram investigados pelo FBI. 

O livro que deu origem a série foi lançado originalmente em 1996, nos Estados Unidos. Já no Brasil, foi relançado em 2017, pela Editora Intrínseca, em uma ilustre edição que conta com a tradução de Lucas Peterson.

Poster de divulgação da série Mindhunter / Crédito: Divulgação / Netflix

Mindhunter trata-se de um brilhante relato da trajetória do agente especial do FBI, John Douglas, que foi capaz de investigar as mentes mais sádicas e perversas dos últimos tempos.  

[Colocar ALT]
Mindhunter, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) / Crédito: Divulgação / Editora Intrínseca

Ao longo de duas décadas, o agente interrogou os assassinos em série mais sádicos e tenebrosos. O oficial foi responsável, ainda, por confrontar dezenas de serial killers, entre eles Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.

Considerado uma lenda, John Douglas também é conhecido pela sua incrível habilidade investigativa, que lhe permitiu analisar cenas de crimes, a partir da visão da vítima e do criminoso.

Além disso, o agente tem o costume de traçar um perfil dos envolvidos em um determinado caso, reconstituindo as ações, compreendendo hábitos e, principalmente, analisando os próximos passos.

Em 2017, Mindhunter serviu de inspiração para a criação da série homônima da Netflix, que conta com duas temporadas. Em 2018, foi vencedora do Prêmio Satellite Awards, na categoria Melhor Ator em série de Drama, com Jonathan Groff. 

A eletrizante obra "Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano" encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.

Confira abaixo um trecho de Mindhunter (2017): 

Esta era a única explicação lógica. Eu estava amarrado e nu. A dor era insuportável. Meus braços e minhas pernas estavam sendo retalhados por algum tipo de lâmina. Cada orifício do meu corpo havia sido perfurado. Eu estava engasgando e com ânsia de vômito, porque tinham enfiado algo em minha garganta. Meu pênis e meu ânus haviam sido penetrados por objetos afiados, que pareciam me dilacerar. Eu estava ensopado de suor. De repente, me dei conta da situação: eu estava sendo torturado até a morte por todos os assassinos, estupradores e molestadores de crianças que mandara para a cadeia durante a minha carreira. Agora, a vítima era eu, e não havia como resistir. 

Eu sabia como esses caras agiam; já tinha visto mil vezes. Eles sentiam a necessidade de manipular e dominar suas presas. Gostavam de poder decidir se suas vítimas viveriam ou morreriam, ou como morreriam. Eles me manteriam vivo enquanto meu corpo aguentasse, despertando-me sempre que eu estivesse inconsciente ou prestes a morrer, sempre infligindo o máximo possível de dor e sofrimento. Alguns podiam passar dias fazendo isso. 

Queriam me mostrar que estavam no controle, que eu dependia completamente da misericórdia deles. Quanto mais eu gritasse e clamasse por alívio, mais alimentaria suas fantasias sombrias. Se eu implorasse, regredisse e chamasse por papai e mamãe, eles ficariam realmente animados.


+Assista ao trailer oficial da série Mindhunter:


++Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema, disponíveis na Amazon: 

Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker (2017) - https://amzn.to/35u3BQ3

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W