Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

Mobilidade em duas rodas: A história da bicicleta em 10 momentos marcantes

Com rodas grandes, assimétricas ou revestidas com pneus, as bicicletas são um meio de transporte bastante popular há décadas

Redação Publicado em 08/08/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de ciclistas do Império Russo - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia de ciclistas do Império Russo - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Esse veículo de propulsão humana que hoje briga por espaço nas ruas das cidades, nasceu antes do carro. No início era apenas lazer, mas depois da devastação que as duas grandes guerras deixaram, especialmente na Europa, a bicicleta passou a ser vista como meio de transporte. E o ciclismo transformou-se também em importante esporte.

A partir do final dos anos 1960, com o crescimento do movimento da contracultura americano e a crise mundial do petróleo, ela foi reconhecida como uma possibilidade de locomoção ecológica. A seguir, sua história:

1. Anos 1810 - Draisiana

Esquema de uma Draisiana / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Nasce na Alemanha a draisiana, uma bicicleta sem pedais. Feita de madeira, tinha guidão, um rudimentar sistema de freios e até ajuste de altura do selim para poder ser usada por pessoas de várias estaturas.

Para fazer o brinquedo se movimentar era só apoiar os pés no chão, sair andando ou correndo e, assim que se chegasse ao equilíbrio, levantar os pés. O barão Karl von Drais (daí o nome) patenteou a ideia em 12 de janeiro de 1818.


2. Anos 1860 - Velocípede

Jornal com ilustração de velocípede / Crédito: Michel delmotte/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Pierre Michaux, um carroceiro de Brunel, na França, redesenha a draisiana e cria um quadro de ferro e um sistema de propulsão por alavancas e pedais nas rodas dianteiras. Ele presenteia o filho de Napoleão III com um modelo, o que abre as portas comerciais.

Na mesma época, outro francês, Pierre Lallement, diz ter inventado antes o mesmo velocípede. Lallement se muda para os Estados Unidos e patenteia seu invento em 1866. Ao mesmo tempo, surgem as rodas com aro de aço, freios e tração traseira por corrente.


3. Anos 1870 - Roda gigante

Ilustrações de James Starley e suas invenções / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

James Starley, um inglês apaixonado por máquinas, repensa o velocípede e cria um
modelo diferente, feito de aço, com a roda cheia de raios, pneus de borracha maciça e
um sistema de freios inovador. Tinha a roda dianteira bem maior que a traseira, o que fazia dela a máquina de propulsão humana mais rápida.

Como os pedais eram fixos no eixo da roda, quanto maior o diâmetro, maior a distância percorrida e também a velocidade a cada pedalada. As rodas eram fabricadas com base na medida das pernas do proprietário.


4. Anos 1880 - Pneus

A primeira bicicleta com pneus e de John Boyd Dunlop / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

As bicicletas até aqui pecavam pela falta de conforto e pela dificuldade que as pessoas sentiam em manter-se estáveis sobre elas. As rodas diminuem, e com isso a sensibilidade aos buracos da rua e irregularidades do chão aumenta.

O escocês John Boyd Dunlop cria então uma câmara de ar para as rodas da bicicleta do seu filho em 1888. Isso e o domínio da tecnologia na transmissão por corrente tornam a condução da bicicleta suave e mais fácil, o que populariza o seu uso.


5. Anos 1890 - Segurança

Imagem meramente ilustrativa de bicicleta / Crédito: Brosen/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

É a grande evolução do design. Aqui surge o quadro trapezoidal, usado até hoje. A configuração com duas rodas de mesmo tamanho e o ciclista pedalando entre elas traz segurança e facilidade ao deslocamento.

Além disso, surgem os primeiros modelos de alumínio, três vezes mais leve que o aço. A uniformização da produção das rodas e dos tubos transforma a bicicleta em um meio de transporte simples, eficiente, seguro e barato. Assim começa sua popularização.


6. Anos 1900-1940 - Ciclismo esportivo

Competição de ciclismo em 1960 / Crédito: Bundesarchiv, Bild 183-75236-0001 / CC-BY-SA 3.0/ Crative Commons

Enquanto os Estados Unidos estão em construção e com espaço para absorver o carro, a Europa segue devastada após duas guerras. Assim, os países europeus adotam políticas de transporte de massa e uso racional do espaço, tornando a bicicleta um meio de transporte. Nesse período surgem os primeiros modelos com freio, marcha e cubo com roda livre, o que permite continuar em movimento quando o ciclista para de pedalar. O ciclismo esportivo se torna popular.


7. Anos 1950-1960 - Mountain bike

Atleta praticando montain bike / Crédito: Tom Johnson, Sedona Magazine/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

A bicicleta começa a perder espaço para as motocicletas e vespas, e a indústria passa a fabricar modelos com formas parecidas com as das motos. O americano James Finley Scott modifica a sua para andar em trilhas e subir montanhas. Assim surge, em 1953, o primeiro esboço da mountain bike, que vira febre algumas décadas depois. Nesse período, a bicicleta se populariza entre as crianças e ganha ares de brinquedo.


8. Anos 1970-1980 - BMX

Competição de BMX / Crédito: Fabrizio Tarizzo/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Nasce nos Estados Unidos a BMX, um modelo que vira febre mundial, o maior desejo das crianças e que torna a bicicleta uma nova possibilidade para o esporte e lazer. Nessa época também surgem os primeiros movimentos pró-bicicleta como alternativa de transporte ecologicamente correto e ideal para a saúde. A mountain bike melhora o design para ficar mais leve e resistente e vira uma febre em vários países. No Brasil é o modelo predominante.


9. Anos 1990-2000 - Tecnologia

Imagem meramente ilustrativa de jovem em bicicleta / Crédito: Alfredo Borba/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

A tecnologia vira a maior aliada das bicicletas, que passam a usar o que existe de mais moderno em nome de performance e segurança. O ciclista pode finalmente fazer o que quiser com a sua bike, inclusive tudo aquilo que sonhava quando era criança. Surgem os modelos levíssimos, feitos com fibra de carbono, mesma tecnologia usada nos carros de corrida, freio a disco, câmbio eletrônico com a transmissão feita sem cabos.


10. Anos 2010 - Mobilidade

Imagem meramente ilustrativa / Crédito: papagnoc/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

A bicicleta como meio de transporte passa a fazer parte do repertório mundial. Por isso, os modelos dobráveis e as elétricas ou com pedaladas assistidas ganham as ruas. A geometria flat foot também é um avanço nesse sentido, pois boa parte das pessoas tem medo de usar a bicicleta por não conseguir colocar os pés no chão quando parada. A americana Electra desloca a caixa de movimento central para a frente, assim a perna do ciclista fica esticada ao pedalar e ele pode apoiar o pé no chão sem descer do selim.


+Saiba mais sobre ciência por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7