Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Momento descontraído: as curiosas 'nudes' do czar Nicolau II

Durante uma viagem para a Finlândia, há mais de um século, o último czar da Rússia protagonizou fotografias que viriam a viralizar na internet 100 anos mais tarde

Alana Sousa Publicado em 07/02/2021, às 08h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A imagem de Nicolau II durante momento íntimo - #Romanov100/Marina Amaral
A imagem de Nicolau II durante momento íntimo - #Romanov100/Marina Amaral

O reinado do último czar da Rússia foi marcado por diversos episódios, mas nenhum deles positivo. A saga de Nicolau II no poder foi, sem dúvidas, uma das piores; terminando com a execução de sua família para a implantação de um governo que levasse em consideração as demandas do povo.

Sentado no trono de 1894 a 1917, o russo eternizou o sobrenomeRomanov na História. Casos como o Domingo Sangrento, ou até mesmo, sua trágica coroação, que já era um presságio para os anos que viriam a seguir: fome, caos e as milhares de vidas perdidas em guerras que o Império Russo estava determinado a perder.

Nicolau II nadando / Crédito: #Romanov100

Ainda assim, o nome de Nicolau viralizou no fim de 2020 por uma situação, no mínimo, inesperada. Momentos descontraídos — e íntimos — do governante ganharam a atenção da internet. Após mais de um século de sua morte, ‘nudes’ do imperador circularam pelo mundo.

Fotografias íntimas

As fotografias mostram o czar nadando pelado durante uma viagem à Finlândia, no ano de 1912. No entanto, não foram à toa que as imagens apareceram, elas faziam parte de um projeto chamado #Romanov100, uma parceria do Estado Russo e da Agência RT.

[Colocar ALT]
Nicolau II na água / Crédito: #Romanov100

A proposta aconteceu durante o aniversário de 100 anos da morte dos Romanov, que foram assassinados pelos bolcheviques. As fotos ganharam uma grande proporção após uma publicação da colorista Marina Amaral, que postou em seu Twitter: “Esse foi um achado inesperado, eu juro que não estava fazendo nenhuma pesquisa específica”.

Rapidamente, a postagem recebeu um número impressionante de engajamento, trazendo mais visibilidade para o projeto. O site do #Romanov100 explicou mais sobre a ocasião: “Os Romanov foram os pioneiros da fotografia - no início do século 20, eles possuíam as primeiras câmeras portáteis Kodak do mundo e capturaram quase todos os eventos significativos de suas vidas”.

A declaração foi além, afirmando que o “grande conjunto de dados visuais com a narrativa transmídia para formar o quadro geral de uma ‘Rússia perdida’. Esta é a história da última família real do Império através de milhares de suas próprias fotos”.

Ainda que as ‘nudes’ tenham sido divulgadas em 2018, no marco de um século exato da execução, foi depois do post de Marina que outras pessoas tiveram acesso a coleção, no mínimo, íntima.

o czar Nicolau II com seus amigos na Finlândia / Crédito: #Romanov100

Entre muitas fotos de momentos desinibidos, vemos Nicolau nadando com suas nádegas de fora; em outras capturas ele se diverte com amigos dentro d’água. Entre os internautas, as costas do czar ganharam elogios.

“Eu não esperava por isso”, comentou um usuário. Enquanto outras brincavam com Marina dizendo que estavam “esperando a versão em cores”. A brasileira é famosa por colorir fotos históricas e fazer um trabalho minucioso de humanizar momentos bastante conhecidos para o público.

Por um momento, o nome de Nicolau fez parte de uma brincadeira inofensiva, embora suas ações de nada combinem com a palavra. Ainda assim é difícil desassociar o homem que promovia a miséria e reagia com brutalidade ao sofrimento de seu próprio povo apenas por um momento de leveza.


+Saiba mais sobre a Rússia pré-revolucionária em obras disponíveis na Amazon

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service - https://amzn.to/2WpbqjG

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie - https://amzn.to/2otO67Q

In the Trenches: A Russian Woman Soldier's Story of World War I, de Tatiana Dubinskaya - https://amzn.to/324JVxe

Catarina, a Grande, & Potemkin: Uma história de amor na corte Románov, de Simon S. Montefiore - https://amzn.to/320p0uU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du