Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Monstro do Lago Ness no Canadá? A lenda da criatura Ogopogo

O mito do suposto animal existe há séculos e alguns acreditam estar assombrando uma província canadense

Penélope Coelho Publicado em 13/03/2020, às 14h00 - Atualizado às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lago Okanagan localizado ao Sul do Canadá - Divulgação / Flickr
Lago Okanagan localizado ao Sul do Canadá - Divulgação / Flickr

Não é só no Lago Ness, na Escócia que existe a lenda de um suposto monstro. Ao redor do mundo, existem diversos relatos de criaturas misteriosas habitando nas profundezas de lagos e mares, o Ogopogo é um deles.

A Colúmbia Britânica fica ao sul do Canadá, e é conhecida por suas vinícolas, esporte aquático, e trilhas para caminhadas, algo natural para uma cidade tão bonita. Mas, outra coisa que também sempre deixa o local em evidência é o lago Okanagan, onde muitos acreditam ser a casa monstro Ogopogo.

A história da criatura é observada desde o final do século 19. E também já aparecia nas lendas dos índios que habitavam a província.  Desde sempre o Ogopogo foi descrito como um animal serpentino de várias formas, com pele verde e preta, chegando a medir 15 metros de comprimento.  

Foto de jornal mostra recompensa por quem der pistas sobre a criatura / Crédito: Wikimedia Commons

Várias imagens de um monstro enorme e estranho nadando pelo lago Okanagan circulam na internet e foram parar até na televião canadense. A mais recente foi em 2018, quando foram registradas três aparições da suposta criatura. Em 2009, o programa de televisão Monster Quest enviou para o lago, investigadores com equipamentos de última geração para tentar captar imagens térmicas infravermelhas de Okanagan, mas acabaram não encontrando nada muito animador.

A fama desse bicho fantástico é tanta, que ele está protegido sobre as leis do país, em 1989, o Canadá adicionou o Ogopogo ao Canadian Wildlife Act, o que torna ilegal qualquer caça ao bicho, também é proibido capturar, matar, ou, até mesmo tentar perturbar a criatura.


+Saiba mais sobre temas semelhantes através das obras abaixo

A Cabeça de Medusa: E Outras Lendas Gregas, Orígenes Lessa (2017) - https://amzn.to/2qu6iiQ

Mitos e Lendas do Brasil em cordel, Nireuda Longobardi (2009) - https://amzn.to/2PayVJW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.