Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Muito além dos livros de História: obra introduz panorama social e cultural da África

Livro História da África, de José Rivair Macedo, busca fugir de estereótipos e estigmas apresentados a partir da visão europeia

Victória Gearini Publicado em 27/07/2020, às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra História da África, de José Rivair Macedo - Divulgação / Editora Contexto
Capa da obra História da África, de José Rivair Macedo - Divulgação / Editora Contexto

Desde 2003, tornou-se obrigatório o estudo da História e cultura africana e dos afrodescendentes no ensino fundamental e médio. No entanto, ainda hoje, educadores e estudantes possuem dificuldades para encontrar materiais publicados que abordam temáticas sobre o continente africano. 

Lançada em 2014 pela Editora Contexto, a obra História da África, de José Rivair Macedo, oferece um grande material didático sobre a relevância e panorâma histórico e social da África. Neste livro memorável, o autor busca ir além dos estereótipos e tradição construída a partir de referências europeias. 

“Como ocorre com as demais obras da coleção da qual este livro faz parte, evitar-se-á inserir no texto as referências acadêmicas e as controvérsias historiográficas da africanologia, que não são poucas. O leitor que pretender ir adiante poderá consultar com proveito as orientações de leitura apresentadas ao fim de cada capítulo, em que constam obras obrigatórias para o aprofundamento dos assuntos respectivamente tratados”, escreveu José Rivair Macedo na introdução da obra. 

Por meio de uma análise minuciosa, o autor é capaz de fornecer uma leitura que respeita as diferenças e peculiaridades sociais, culturais e históricas dentre a variedade de povos existentes no continente africano.

“De uma ponta a outra do livro, a ênfase recairá nas várias formas pelas quais as sociedades africanas produziram as condições materiais de sua existência, de acordo com as necessidades inerentes aos diferentes ambientes em que se desenvolveram, ou dos contatos que estabeleceram entre si e com outros povos”, acrescentou José Rivair Macedo.

Disponível na Amazon, o livro História da África é essencial para avançar nos estudos sobre as diferentes realidades do continente africano, sendo de extrema importância para compreender como no Brasil — um dos maiores detentores da maior parcela da população afrodescendente do mundo — ainda hoje, sofre com a falta de informação e racismo estrutural. 

Confira um trecho da História da África (2014):

“A África é a porção continental mais antiga do planeta, onde a superfície terrestre ganhou os contornos que mantém até o presente. É um continente com enorme extensão territorial, 30.343.511 km 2 , que equivale a 22% da superfície da Terra. 

Cercado por grandes volumes de água dos oceanos Índico e Atlântico, dos mares Vermelho e Mediterrâneo, em sua superfície estão as mais impressionantes reservas naturais, com enorme variação ambiental e humana.

A formação geológica da superfície africana remonta provavelmente ao período situado entre 3,6 bilhões e 300 milhões de anos, quando se consolidaram e se formaram a cordilheira do Cabo Fold Belt, na África do Sul, e os Montes Atlas, no Marrocos, na extremidade norte do continente.

A extrema longevidade na evolução planetária explica um aspecto particular do ambiente natural do continente africano que teve e continua a ter consequências importantes para as populações que o habitam. A antiguidade de sua formação geológica produziu diversas massas rochosas conhecidas como cratões, que ocupam mais da metade de sua superfície, e abrigam formações minerais riquíssimas e antiquíssimas”.


+Leitura ObrigaHISTÓRIA: História da África, de José Rivair Macedo


+Saiba mais sobre esta e outras obras de José Rivair Macedo por meio da Amazon:

História da África, de José Rivair Macedo (2014) - https://amzn.to/2DfBPuA

Dicionário de História da África: Séculos VII a XVI, de Nei Lopes e José Rivair Macedo (2017) - https://amzn.to/30T0kpS

O Pensamento Africano no Século XX, de José Rivair Macedo (2016) - https://amzn.to/2XhWPZd

Viver Nas Cidades Medievais, de José Rivair Macedo (1999) - https://amzn.to/2CJft5a

A Idade Média no Cinema, de José Rivair Macedo e Lênia Márcia Mongelli (2009) - https://amzn.to/30RoFfF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W