Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Múmias

A mulher de Skrydstrup: encontrada em um cemitério na Dinamarca, a múmia é motivo de curiosidade

Morta aos 18 anos durante a Idade do Bronze acredita-se que a jovem tenha sido alguém de importância na época em que viveu

Penélope Coelho Publicado em 26/11/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmia da mulher de Skrydstrup - Wikimedia Commons
Múmia da mulher de Skrydstrup - Wikimedia Commons

No ano de 1935, enquanto pesquisadores exploravam a região da Jutlândia —península dinamarquesa—, os envolvidos na expedição se depararam com uma incrível descoberta nas proximidades de um antigo cemitério em Skrydstrup, Dinamarca.

Nessa região, os arqueólogos encontraram um túmulo e um caixão feito de carvalho —que estava praticamente deteriorado por completo. Porém, dentro do velho caixão havia um corpo mumificado em um estado quase perfeito de conservação. A partir desse momento, os restos mortais encontrados foram alvo de extensas pesquisas e a figura descoberta gera curiosidade até os dias de hoje.

Região dinamarquesa da Jutlândia atualmente / Crédito Wikimedia Commons

Revelações

Após inúmeros estudos feitos a partir da datação por carbono, descobriu-se que o corpo mumificado pertencia a uma jovem, que deveria ter entre 18 e 19 anos. Além disso, as análises revelaram que a mulher viveu provavelmente na Idade do Bronze, e que morreu por volta do ano 1.300 a.C.

Ao longo das pesquisas, diversas curiosidades sobre a múmia foram surgindo, mas, sem um nome, os especialistas decidiram chamá-la pelo apelido de mulher de Skrydstrup. De acordo com os exames realizados, acredita-se que a jovem tenha sido enterrada durante o verão. 

Alguns detalhes sobre sua aparência também foram revelados através das análises, a jovem era uma mulher magra, com cílios longos, cabelos loiros e alta, com aproximadamente 1,70 de altura.

Os pesquisadores não conseguiram desvendar se a intenção daqueles que enterraram a mulher de Skrydstrup, era que ela ficasse preservada. Mas, isso verdadeiramente aconteceu. Dentro do caixão que a jovem foi sepultada, havia uma coberta de pele e uma camada de plantas do estilo cerefólio cobrindo seu corpo, o que provavelmente ajudou nesse processo.

Acredita-se que o estado de conservação da mulher estaria ainda melhor se a sepultura não tivesse sido quebrada anteriormente, algo que os pesquisadores pensam que tenha acontecido.

Quem foi a mulher de Skrydstrup

Alguns itens e aspectos descobertos na sepultura da jovem chamaram a atenção dos especialistas, por exemplo, as roupas e os acessórios encontrados com a menina. A mulher de Skrydstrup foi enterrada usando uma camisa branca com mangas que chegavam até os cotovelos, além disso, também estava usando joias: dois brincos de ouro.

Fotografia da múmia da mulher de Skrydstrup / Crédito: Divulgação/The National Museum of Denmark

Seu cabelo também foi penteado de maneira peculiar: suas longas madeixas loiras foram colocadas para cima formando um grande volume no topo da cabeça, o penteado foi finalizado com uma trança que ia de uma têmpora a outra, sendo amarrado com uma rede de crina de cavalo.

O lugar em que a jovem foi sepultada também despertou curiosidade, já que ela foi encontrada bem no centro de uma região conhecida por achados grandiosos durante escavações, como, o descobrimento de casas impressionantes. Acredita-se que o local tenha sido palco para pessoas ricas na Idade do Bronze. 

Por todos esses motivos, os arqueólogos teorizam que mulher de Skrydstrup tenha sido alguém de importância na região e que provavelmente tinha grande poder aquisitivo. Até hoje, não se sabe o que levou a morte da jovem dinamarquesa, mas, sua história continua sendo motivo de curiosidade e pesquisa. Atualmente, seus restos mortais estão expostos no Museu Nacional da Dinamarca.


+Saiba mais sobre múmias por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Coleção A Múmia (DVD) - https://amzn.to/2JLcngM

Box - Trilogia - A Múmia (DVD) - https://amzn.to/34n85FW

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Múmias do Egito: Livro de adesivos, de Kirsteen Robson (2010) - https://amzn.to/2xbi3hc

Múmias: Segredos dos Faraós, 2010, Estados Unidos, 39 min (Amazon Prime Vídeo) - https://amzn.to/2w5nJJp

Segredos do Dinossauro Mumificado, 2017, Estados Unidos, 53 min (Amazon Prime Vídeo) - https://amzn.to/2w5nJJp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W