Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / O Senhor dos Anéis

A mulher que rezava para personagem de ‘O Senhor dos Anéis'

Cômico caso viralizou na internet em 2017; relembre!

Fabio Previdelli | @fabioprevidelli_ Publicado em 30/10/2021, às 09h00 - Atualizado em 24/07/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem de 'O Senhor dos Anéis' confundido com Santo Antônio - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Personagem de 'O Senhor dos Anéis' confundido com Santo Antônio - Divulgação/ Arquivo Pessoal

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, publicada em janeiro de 2020, 50% dos da população brasileira é católica — sendo que, dessa fatia, 51% do grupo é formado por mulheres. 

Dentro da comunidade cristã, como explica o site da rede Canção Nova, é comum que os fiéis cultuem imagens de santos. "É preciso entender que Deus não nos proíbe de fazer imagem, mas sim imagens ‘de ídolos’, ou seja, de deuses falsos”, explica. 

Porém, apesar de suas crenças, nem sempre os seguidores da doutrina cultuam as imagens da maneira correta. E não, não estamos falando de nenhuma polêmica religiosa, e sim de um curioso caso que viralizou na internet em 2017. 

Elrond, o santo padroeiro de…?

A história em questão foi contada nas redes sociais pela maquiadora Gabriela Brandão. A mulher conta que sabia que a bisavó paterna de sua filha, Dona Nely, que tinha 82 anos na época, era uma pessoa muito religiosa. 

Devota de Santo Antônio, a idosa tinha uma imagem do padroeiro dos humildes — e Santo Casamenteiro — ao lado de sua cama, a quem rezava e fazia pedidos todas as noites. Porém, a figura tinha uma característica peculiar que passou despercebida por anos. 

O personagem de 'O Senhor dos Anéis' que Dona Nely pensava ser Santo Antônio/ Crédito: Divulgação/Arquivo pessoal

"Outro dia, não sei o porquê, o tal Santo Antônio estava na mesa da cozinha, aí o peguei na mão e falei 'gente, Santo Antônio não era careca?'”, relata a cabeleireira em entrevista ao site da revista Glamour. 

“Todo mundo ficou na dúvida. Fiquei encucada que aquilo era um elfo. Virei ele de ponta-cabeça e vi que tinha escrito 'NPL INC', pesquisei no Google e apareceu 'Lord of The Rings'. Todo mundo caiu na gargalhada", completa.

Acontece que, obviamente, a imagem não era de Santo Antônio, mas sim de ‘Elrond, o Meio-elfo’, personagem fictício do escritor britânico J.R.R. Tolkien, autor da consagrada saga ‘O Senhor dos Anéis’.

Depois da revelação, Gabriela descobriu que actions figures semelhantes do personagem eram vendidos em diversos sites pela internet. Assim, decidiu contar a história em suas redes sociais — o que, surpreendentemente para Brandão, acabou viralizando.

"Nunca imaginei que ia parar em sites de notícia. Achei que ia bombar entre os meus amigos porque a história é muito engraçada, mas nunca imaginamos que ia acontecer isso tudo", completa de forma bem humorada. 

Tolkien, Elrond e O Senhor do Anéis

Nascido no Estado Livre de Orange, atual República da África do Sul, em 1892, John Ronald Reuel Tolkien é considerado um dos maiores autores da história — responsável por dar vida a obras clássicas como ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’. 

O universo literário de Tolkien é tão rico que as adaptações de suas obras para o cinema foram um verdadeiro sucesso. Com os filmes de ‘O Senhor dos Anéis', por exemplo, o diretor Peter Jackson ganhou não só o Oscar de Melhor Direção como abocanhou outras 16 estatuetas — 11 delas apenas com ‘O Retorno do Rei’, que encerrou a saga em 2003.

Se passando na Terceira Era da Terra Média, a narrativa conta a história do hobbit Frodo, que recebe de seu tio um anel mágico — e maligno — criado pelo Senhor das Trevas, Sauron. 

Hugo Weaving como Elrond/ Crédito: Divulgação/New Line Cinema

A relíquia, caso caia em mãos erradas, poderia ser usada para ter controle sobre a ação de outros seres, como elfos, anões e outras criaturas. Assim, cabe a Frodo levar o anel até a Montanha da Perdição para que ele possa ser destruído de uma vez por todas. 

Nos cinemas, Elrond é interpretado pelo ator Hugo Weaving. Na obra, o Meio-Elfo é o portador do anel élfico Vilya — um dos três anéis de poder distribuídos  à raça élfica. O personagem é um importante aliado na luta contra Sauron.


+ Saiba mais sobre as obras de J.R.R. Tolkien, citado no texto, por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Trilogia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien (2019) - https://amzn.to/2D79OoZ

O Senhor dos Anéis: Volume único, de J. R. R. Tolkien (2001) - https://amzn.to/3g0wcz3

O Hobbit + pôster, de J.R.R. Tolkien (2019) - https://amzn.to/30OmlG6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W