Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Música, tradição e cultura: As origens dos principais instrumentos

Foram a ânsia por comunicação e a eterna curiosidade humana que nos levaram até a criação de grandes dispositivos musicais

Redação Publicado em 13/06/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de loja de instrumentos - Divulgação/Pixabay/RyanMcGuire
Imagem meramente ilustrativa de loja de instrumentos - Divulgação/Pixabay/RyanMcGuire

Antes mesmo do surgimento da palavra “música” — do grego mousikós, referente às musas, poesia, artes —, pedras e ossos serviram de matéria-prima para os primeiros instrumentos. Resultado da necessidade de povos pré-históricos de se comunicarem, reverenciar deuses ou simplesmente se divertirem. A curiosidade humana nos levou adiante na construção de instrumentos mais complexos de fazer — e de tocar.

Confira as origens de 10 dos principais instrumentos musicais:

1. Tambor

Imagem meramente ilustrativa de tambores / Crédito: Divulgação/ Pixabay/ paulbr75

Peças construídas por diversos povos pré-históricos provavelmente eram usadas como tambores. O instrumento era feito de troncos de árvore ocos e revestido de peles de animais para intensificar o som. Aparecia em rituais religiosos, para cultuar deuses, e como forma de comunicação a distância. Ainda na Pré-História, deu origem ao pandeiro.


2. Flauta

As primeiras, de ossos de animais, tinham de dois a quatro furos. O exemplar mais
antigo foi encontrado em Divje Babe, na Eslovênia, e deve ter cerca de 43 mil anos. Pinturas feitas em cavernas, no entanto, comprovam que o instrumento já existia há pelo menos 60 mil anos. segundo estudiosos, portanto, o uso da flauta estaria ligado à dança, às atividades guerreiras e aos ritos religiosos.


3. Harpa

Imagem meramente ilustrativa de mulher com harpa / Crédito: Divulgação/ Pixabay/ Darkmoon_Art

Considerado o instrumento de corda mais antigo, junto com a lira grega, foi achado em tumbas reais na cidade de Ur, na Mesopotâmia. Desenhos dele também aparecem em cavernas da região. A teoria mais aceita é de que surgiu a partir do arco da flecha.

Os arqueiros devem ter notado que as cordas, feitas de crina de cavalo, latão ou bronze, faziam barulho ao serem soltas e, assim, perceberam a musicalidade do instrumento. Na Antiguidade, a harpa ainda fez parte do dia a dia de hebreus, egípcios e gregos.


4. Alaúde

Precursor do violão, surgiu na Pérsia, em forma de gota e com braço curto. As cordas eram de tripas de animais secas e retorcidas. Por volta do século 12, foi levado pelos árabes para a Península Ibérica, onde virou objeto da nobreza.

Durante o Renascimento, era usado no teatro, em músicas de grandes compositores. Seu sucessor veio em 1100, na Espanha, com três pares de cordas. O nome violão vem em comparação com a viola portuguesa, menor, que surgiu ao mesmo tempo.


5. Trompete

Imagem meramente ilustrativa de músico tocando trompete / Crédito: Divulgação/ Pixabay/WikiImages

Trompas, instrumentos parecidos com o trompete, já eram usadas na Pré-História, feitas de bambu e ossos de animais, para conduzir rebanhos. Mas os primeiros trompetes, de bronze e prata, foram encontrados no túmulo do faraó Tutancâmon. Era utilizado em festas e rituais — acreditava-se que o som produzido afastaria os maus espíritos. As válvulas só surgiram no século 19.


6. Órgão

Um dos instrumentos mais antigos da tradição musical do Ocidente foi inventado pelo
engenheiro grego Ctesíbio de Alexandria. Ele desenvolveu o órgão a partir da flauta grega, utilizando um sistema hidráulico de injeção de ar comprimido em tubos, através de foles. Durante muitos séculos, o órgão foi usado no circo e no teatro.


7. Violino

Imagem meramente ilustrativa de violino em mesa / Crédito: Divulgação/ Pixabay/ shell_ghostcage

Criado a partir de instrumentos egípcios e chineses, o violino surgiu na Itália, onde a fabricação ficou, durante muitos anos, restrita às famílias Amati, Guarneri e Stradivarius. O crescimento da arte instrumental — estimulado pela invenção da prensa de Gutenberg, que tornou possível a divulgação de partituras — provocou o aparecimento de novos instrumentos, como o violoncelo e o contrabaixo.


8. Piano

Foi desenvolvido pelo italiano Bartolomeu Cristofori a partir do cravo, criado no século 14. A diferença entre os dois é que o piano percute as cordas com martelos, enquanto o cravo as tange, como no violão. Assim, um piano pode produzir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade com que as teclas são pressionadas.


9. Saxofone

Fotografia do inventor belga Adolphe Sax / Crédito: Domínio Público

A ideia foi do belga Adolphe Sax. Construtor de instrumentos, começou a desenvolver novos projetos e decidiu testar um objeto adaptado, com uma boquilha semelhante à do clarinete. O saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, em Paris, e logo se tornou popular. Diversas modificações foram feitas com o tempo, mas as características gerais permanecem as mesmas dos originais de Sax.


10. Guitarra Elétrica

O suíço Adolf Rickenbacker equipou um violão comum oco com captadores elétricos — responsáveis por transformar a vibração das cordas de aço em sinais enviados a um amplificador. As guitarras de madeira maciça, dispensando a câmara de reverberação desnecessária, vieram só em 1940. O americano Leo Fender foi o primeiro a produzir guitarras de corpo sólido em escala comercial, que se popularizariam com o Rock’n’Roll.


+Saiba mais sobre música por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da música clássica, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2UXEqQy

Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland (2017) - https://amzn.to/3c8V7ht

Falando de música, de Leandro Oliveira (2020) - https://amzn.to/2xkz6O5

Uma história da música popular brasileira: das Origens à Modernidade, de Jairo Severiano (2013) - https://amzn.to/34wM1sj

Uma breve história da música, de Roy Bennett (1986) - https://amzn.to/3a35ylg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W