Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Personagem personificado e nunca foi 'amaldiçoado': conheça a verdadeira história da Hello Kitty

Durante anos, a carismática personagem japonesa foi alvo de mirabolantes teorias conspiratórias

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 27/03/2021, às 08h00 - Atualizado às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem Hello Kitty - Divulgação / Youtube / Hello Kitty Brasil
Personagem Hello Kitty - Divulgação / Youtube / Hello Kitty Brasil

Ao longo das décadas a personagem de animação Hello Kitty conquistou milhares de fãs e admiradores ao redor do mundo. Amplamente reconhecida, ela tornou-se símbolo da cultura popular ao longo dos anos, ganhando adaptações e até mesmo produtos com sua cara.

Criada em 1974, pela empresa japonesa Sanrio, a personagem foi desenvolvida pela designer Yuko Shimizu. De acordo com a animação, ela foi originada no dia 1º de novembro, ao sul da Inglaterra.

Ainda de acordo com a história, ela vivia no subúrbio de Londres, ao lado de seus progenitores, George e Mary, de sua irmã gêmea, Mimmy White, e claro, de seu gato de estimação, Charmmy

Mas afinal, como ela teria um felino de estimação, sendo uma gata também? A resposta é bem simples: a Hello Kitty é um personagem personificado.

Os mitos desvendados

Ao longos das décadas inúmeras teorias conspiratórias sobre a personagem surgiram ao redor do mundo. Muitas pessoas acreditavam que a Hello Kitty fosse 100% felina. Contudo, em 2014, a teoria foi esclarecida pela Sanrio, que a descreve atualmente como uma 'menina alegre, feliz e com coração de ouro'.

Cena da animação O Mundo da Hello Kitty / Crédito: Divulgação / Youtube / Hello Kitty Brasil

A confusão ganhou vida quando a antropóloga Christine Yano, que organizava uma exposição sobre a personagem no aniversário de 40 anos, foi corrigida pela companhia na descrição das imagens da exposição. Assim, ela disse ao Los Angeles Times que Kitty não era um gato.

Contudo, o site Kotaku entrou em contato com a companhia, que esclareceu o seguinte: a correção solicitada para Yano foi que usassasse a palavra 'gijinka', que significa "antropomorfização" e também "personificação". O NSC Total repercutiu que, segundo a companhia, ela teria entendido que isso faria da personagem um humano.

O assunto voltou à tona em 2016. Durante uma entrevista ao Today Online, Yuko Yamaguchi, responsável pela existência do personagem, falou sobre a polêmica que intriga internautas. “Eu a projetei para ser uma menina. Ela tem um animal de estimação chamado Charmmy Kitty. Eu não entendo por que Hello Kitty é vista como um gato", disse Yuko ao veículo.

A lenda 

Outro mito, esse absurdo, que tomou conta do imaginário popular é com relação a falta de boca da protagonista. No ano de 2005, a teoria ganhou força após o boato de uma menina com câncer de boca terminal ter supostamente servido de inspiração para a marca. 

Segundo a lenda, a mãe da garota teria feito um pacto para que a filha fosse curada da doença. Para retribuir tal gesto, a matriarca teria que criar uma marca famosa de alcance global. 

No entanto, a história não passa de uma fake news. Na época, a designer Yuko Shimizu revelou que o fato da personagem não possuir boca é bem mais simples do que se possa imaginar.

"Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca", disse Yuko, conforme reproduziu o site da NSS Magazine durante o aniversário de 45 anos do doce personagem.

Cena da animação O Mundo da Hello Kitty / Crédito: Divulgação / Youtube / Hello Kitty Brasil

Além disso, a empresa declarou que a protagonista se comunica de forma metafórica, ou seja, com o coração. “Se ela tivesse uma boca desenhada, já teria um humor definido, o que não era o desejo da Sanrio”.

Símbolo cultural

A protagonista pesa o equivalente a três maçãs, sendo descrita pela Sanrio como “uma garota feliz e com coração de ouro”. Repleta de amigos, a carismática personagem ama estudar, praticar esportes, cozinhar e muito mais.

“Na América Latina, a Hello Kitty visita muitos hospitais e casas de crianças. Ela também participou das ações do Teleton, que apoiam o tratamento de crianças com deficiência física, no México, Brasil e Peru”, revelou a Sanrio em material que documenta a história da personagem.

Símbolo da cultura popular, a personagem já foi uma das embaixadoras da UNICEF e, atualmente, é o rosto de diversos projetos sociais promovidos pela ONU, sendo amplamente conhecida em todo o mundo.


+Adquira produtos da Hello Kitty disponíveis na Amazon:

Hello Kitty Rosa - https://amzn.to/3u0VQds

Copo Hello Kitty - https://amzn.to/3fjmOZJ

Hello Kitty com 8 livros - https://amzn.to/39isD64

Pelucia Hello Kitty Aniversário - https://amzn.to/3dcuJFx

Chinelo Hello Kitty, Havaianas - https://amzn.to/3sxpmaM

Pop Funko Hello Kitty - https://amzn.to/39ieMfT

Pop Funko Hello Kitty Clássica - https://amzn.to/3w1I24h

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W