Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra

Netflix: Confira 5 produções sobre a Segunda Guerra

De documentário a filmes: essas obras explicam e exploram os acontecimentos sangrentos da década de 40

Caio Tortamano Publicado em 22/07/2020, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Hitler’s Circle of Evil - Divulgação - Netflix
Cena de Hitler’s Circle of Evil - Divulgação - Netflix

A Segunda Guerra Mundial foi um dos confrontos mais sangrentos da história da humanidade. São diversas as obras que abordam o instigante tema, e algumas produções disponíveis na Netflix exploram com riqueza de detalhes esse período na história.

Confira 5 indicações de obras a respeito do confronto.

1. Grandes Momentos da Segunda Guerra em Cores

Utilizando filmagens históricas e raras, a produção de Grandes Momentos da Segunda Guerra em Cores realizou um trabalho impecável ao colorir artificialmente esses documentos históricos.

As imagens foram resgatadas de arquivos tanto do Eixo como dos Aliados, com o auxílio de historiadores para contar cronologicamente e com mais detalhes desde o Dia D até o ataque de Pearl Harbor.

Trecho de Grandes Momentos da Segunda Guerra em Cores / Crédito: Divulgação - Netflix

2. O Contador De Auschwitz

Se baseando no julgamento do alemão Oskar Gröning, o documentário explora a relação do povo alemão com o período mais vergonhoso de sua história 70 anos depois do acontecido.

Gröning foi um ex-oficial da Alemanha, que fazia parte da SS e fora condenado por cumplicidade no genocídio de milhares de judeus no país. Seu trabalho em Auschwitz era contabilizar e registrar o dinheiro dos prisioneiros do campo quando chegavam, ganhando assim o apelido de "O Contador".

Oskar Gröning / Crédito: Dibulgação

3. Operação Final

O filme conta a história de agentes israelenses que nos anos 60 vão atrás de um dos responsáveis por grandes horrores da guerra: Adolf Eichmann. Com uma narrativa intrigante, o elenco conta com Oscar Isaac (Star Wars: O Despertar da Força) e Ben Kingsley (Gandhi), e é inspirado na história real da captura de Eichmann. Diferente de outras obras da lista, diz respeito a acontecimentos póstumos ao conflito.

Ben Kinglsey em Operação Final / Crédito: Divulgação - Netflix

4. Amarga Sinfonia de Auschwitz

Inspirado na história de Fania Fénelon, o filme explora a saga de uma violinista obrigada a tocar o seu instrumento para os agentes nazistas e para os presos que estavam indo em direção a câmara de gás. Na vida real, Fénelon era uma pianista filha de judeus que viveu em um alojamento destinado para uma orquestra feminina.

Cena de Amarga Sinfonia de Auschwitz / Crédito: Divulgação - Netflix

5. Hitler’s Circle of Evil

Com apenas uma temporada, Hitler’s Circle of Evil entra na lista como a única série dramatizada. Os episódios contam como era o círculo político mais próximo ao Führer durante o curso da Segunda Guerra, acompanhando relatos e opiniões de historiadores, dando um ar documental a obra. A série promete revelar os momentos mais íntimos da figura mais explorada do século 20: Adolf Hitler.

Cena de Hitler’s Circle of Evil / Crédito: Divulgação - Netflix


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W