Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

Neve de sangue espalha por ilha na Antártida

A estranha aparição de neve na cor carmim, não é um fenômeno incomum, e está relacionada ao aquecimento das águas

Paola Churchill Publicado em 09/03/2020, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Base de Investigação de Vernadsky
Base de Investigação de Vernadsky

Os pesquisadores ucranianos da Base de Investigação de Vernadsky, localizada na ilha de Galindez, na Antártida, registraram um efeito que é incomum, porém intrigante. O gelo da península amanheceu com tons de vermelho.

O fenômeno é conhecido pelos cientistas como “neve de framboesa”, e tem como origem um tipo de alga avermelhada, a Chlamydomonas Chlamydomonas nivalis, presente em lugares com neve e gelados.

porém essas algas crescem em águas geladas, durante a temporada mais fria,  elas ficam adormecidas. Com a chegada do verão que ocasiona o degelo, elas florescem e espalham esporos vermelhos pela neve. A cor absorve o calor do sol e protege as algas, fazendo com que elas absorvam melhor os nutrientes solares sem risco de mudanças genéticas.

É certo que com os aumentos da temperatura da Antártica acarretaram para o aumento da ocorrido, somente esse ano, foram registradas uma alta do clima da região, marcando 20°C, valor nunca registrado antes na história daquela parte do mundo.