Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

A nova década começa em 2020 ou 2021?

Uma questão matemática vem causando dúvidas em pleno Ano Novo

Isabela Barreiros Publicado em 02/01/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Calendário marcando o Ano Novo - Getty Images
Calendário marcando o Ano Novo - Getty Images

Ao fim de 2019, muitas pessoas vêm comemorando o Ano Novo como se estivéssemos começando uma nova década — afinal, apelidamos os períodos de anos 90 ou 80, por exemplo. Mas a verdade é que essa classificação não está correta se levarmos em consideração uma questão matemática usada para definir esse arranjo.

De acordo com a Real Academia Espanhola (RAE), a década começará em 2021 pois "cada década começa em um ano acabado em 1 e termina em um ano acabado em 0. Assim, a primeira década do século 21 é a que vai de 2001 a 2010; a segunda, de 2011 a 2020, etc”. 

O problema disso é que estamos acostumados a considerar década um período de dez anos entre o 0 e o 9. No entanto, parte dessa confusão deve-se à definição de outro conceito: o decênio. Ele diz respeito à qualquer período de 10 anos. Quando falamos anos 90, por exemplo, parece que a década começou em 1990. Mas queremos dizer decênio, não década. 

Mas ainda aí há uma complicação. A RAE também explicou que "é muito frequente expressar os decênios tomando como limite os anos que terminam no mesmo número (1578-1588), mas é preciso saber que esse costume implica uma inexatidão, já que esses limites compreendem, na realidade, 11 anos e não 10, já que o cômputo inclui tanto o primeiro ano quanto o último". 

Ainda em relação à nova década, existem discordâncias em relação a quando ela realmente começa. Se levarmos em conta que, no Ocidente, seguimos o calendário gregoriano, ela começará em 2021, simplesmente porque quando começamos a contar não há ano 0.

No entanto, segundo a Organização Internacional de Padronização (ISO, em inglês), esse novo período se inicia no dia 1º de janeiro de 2020. A organização utiliza o sistema astronômico de numeração do ano calendário. E, segundo a norma ISO 8601, a década é definida como 10 anos a partir de um ano que pode ser totalmente divisível por 10. 

Isso faz com que o período entre o ano 0 e 9 seja uma década — assim, 10 ao 19 também é outra década. Então já estamos na nova década? Isso depende de qual referencial você utilizar.