Curiosidades » África do Sul

Noxolo Ntusi, a mulher que enfrentou ladrões para salvar o TCC

Em 2017, a sul-africana foi alvo de bandidos que queriam levar sua bolsa — mal sabiam que ela estava disposta a proteger seus pertences a todo custo

Alana Sousa Publicado em 07/11/2020, às 11h00

Momento do assalto, em 2017
Momento do assalto, em 2017 - Divulgação/Youtube

O Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, para muitas pessoas é uma das partes mais importantes da vida acadêmica, sendo a forma de conseguir a tão sonhada formação universitária. Horas mal dormidas, pesquisa intensa, conciliação com o trabalho, há muitos obstáculos na reta final de uma graduação, mas para uma estudante da África do Sul, sua dissertação valeu a pena arriscar, até mesmo, sua vida.

Noxolo Ntusi tinha 26 anos, estudava e era pesquisadora do Serviço Laboratorial de Saúde Nacional, em Joanesburgo. Estava no último ano do curso de especialização em zoologia molecular, quando se deparou com uma decisão que poderia mudar sua vida: salvaria seu TCC ou morreria protegendo-o?

O episódio — quase — fatal

Era uma tarde de setembro de 2017, Ntusi voltava para casa por uma rua pouco movimentada quando dois criminosos em um carro preto se aproximaram. No primeiro momento, a jovem tentou correr, derrubando uma de suas sacolas no chão, que rapidamente foi furtada por um dos bandidos.

Não satisfeitos, os dois homens foram para cima dela, tentavam a todo custo puxar uma bolsa de suas mãos, sem saber que ali estava o HD externo que guardava seu texto de TCC quase finalizado. Sem hesitar, Noxolo segurou a mochila com toda sua força, enquanto era arrastada pela rua. Durante todo o tempo, um dos homens apontava uma arma para a cabeça da vítima, que não parecia se importar em levar um tiro a qualquer momento.

Filmagem do assalto / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Os criminosos a atacaram por menos de um minuto, que pareceu uma eternidade, porém ela não cedeu e lutou até que, cansados após tentarem coloca-la dentro do veículo, decidiram ir embora, deixando-a para trás.

Em entrevista à BBC, naquele ano, Ntusi comentou sobre o episódio, que já havia viralizado na internet graças a uma câmera de segurança de uma das residências. “Só pensava no meu mestrado. Estou quase terminando de escrever”.

Sobre o perigo de ter reagido ao assalto, a jovem reconheceu que foi muito arriscado e, de fato, poderia ter acabado em sua morte. “Queria concluir o mestrado e queria fazer isso agora. Não deixaria nada ficar no meu caminho. Mas foi muito perigoso”, afirmou. “Você sempre pode escrever uma dissertação de novo”.

A estudante alegou que ficar em posição fetal e se recusar a entrar no carro foram o que fez com que os homens desistissem de dar continuidade ao crime. Após muita insistência, eles perceberam que ela estava disposta a lutar até o final para manter seus pertences.

Mais tarde, as autoridades africanas conseguiram prender os bandidos e revelaram que a arma era uma pistola a gás, impossível de causar ferimentos graves. Ainda assim, alertaram sobre o risco de perder a vida num assalto armado.

Após correr de volta para casa, Noxolo conseguiu terminar de escrever a tese e, por segurança, fez diversas cópias. Não queria passar por uma situação de agonia por causa do TCC novamente.


+Saiba mais sobre outros crimes por meio das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

It's Me, Edward Wayne Edwards, the Serial Killer You Never Heard of, John A. Cameron e Johna Cameron (eBook) (2014) - https://amzn.to/2WBfFLa

Mulheres assassinas: 10 mulheres assassinas do presente e do passado, L. Montague, E. (e-book) - https://amzn.to/2N8SNwc

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, Ann Rule - https://amzn.to/2oPGqMU

Meu Amigo Dahmer: Estudando com um serial killer, Derf Backderf  -  https://amzn.to/2pH7TB2

Manson: A Biografia, Jeff Guinn - https://amzn.to/2o07wBe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du