Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Kentucky

O inusitado dia em que 'choveu' carne em Kentucky, nos EUA

O caso ocorrido em 1876 foi por muito tempo um grande mistério, todavia, pesquisas revelaram um cenário insólito

Giovanna Gomes Publicado em 03/10/2020, às 15h02 - Atualizado às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A chuva de carne de Kentucky ocorreu no século XIX - Scientific American
A chuva de carne de Kentucky ocorreu no século XIX - Scientific American

Um curioso evento ocorreu em Olympia Springs no estado do Kentucky, nos EUA, em 3 de março do ano de 1876. Aconteceu que moradores da cidade presenciaram uma cena, no mínimo, curiosa: durante minutos em um período entre as 11h e às 12h da manhã, alguns pedaços de carne simplesmente caíram do céu.

Uma fazendeira da região se surpreendeu quando se deparou com uma 'chuva' de carne em seu quintal. Logo o caso tornou-se comentado por toda parte, com muitos acreditando que era um sinal divino. Mas ninguém sabia dizer que tipo de carne era aquela.

Imagem meramente ilustrativa/ Pixabay

Para tentar descobrir a resposta, algumas pessoas chegaram até mesmo a comê-la. Sem chegarem a um consenso, uns acreditavam que se tratava de carne de carneiro, enquanto outros que era de urso. Mas a principal pergunta que todos queriam responder era: como isso ocorreu?

Buscando respostas   

O evento foi tão inacreditável que especialistas começaram a estudar o caso à época do ocorrido. Assim, pedaços de carne foram recolhidos e enviados para a Transylvania University e também para outras universidades do país. Porém, logo os estudiosos perderam o interesse no caso diante da falta de respostas e o mistério manteve-se sem solução por muito tempo.

Fazenda em Kentucky - Crédito: Pixabay

No entanto, anos após o ocorrido, algumas pessoas se interessaram em desvendar o enigma da chuva de carne de Kentucky.

Foi caso do professor de arte da Transylvania University, Kurt Gohde, que após se mudar para a cidade e encontrar informações sobre o evento em um livro sobre fenômenos climáticos locais, ficou intrigado.

Procurando informações no arquivo de uma escola, o professor encontrou um vidro com um líquido âmbar com um pedaço de carne dentro. Aquele pedaço, de acordo com o que Gohde pode constatar, era oriundo do incidente de 1876.

A explicação do caso

Um possível esclarecimento para o caso dado por um cientista à época do ocorrido foi resgatado por Gohde. A explicação para o fenômeno passa muito longe da que fora imaginada pelos moradores que presenciaram o evento no século 19. De acordo com o cientista, tudo pode ter ocorrido a partir da ação de um grupo de abutres.

Segundo a Vice, Joe Walston, então vice-presidente da Wildlife Conservation Society explicou o caso: “Se você quiser decolar rapidamente com o estômago cheio, a primeira coisa que vai fazer é vomitar”.

Considerando o comportamento dessas aves de ingerir muito alimento quando possível, é plausível que um grupo de abutres tenha se assustado com algo de maneira que tiveram de vomitar para poderem voar com maior facilidade. Mesmo estando no ar, essas aves podem realizar tal ação.

Imagem meramente ilustrativa de um Abutre // Crédito - PxHere

A ideia se torna ainda mais coerente se levarmos em consideração o estado em que se encontravam os pedaços de carne. Segundo ele, “não é como se tivesse passado por um cortador de carne, então está em tamanhos diferentes e em pedaços rasgados. Isso faz sentido”.

Além disso, de acordo com o que foi constatado em análises mais recentes, os pedaços apresentavam cartilagem e tecido pulmonar. Além disso, foi relatado que a carne apresentava aparência podre, sendo alimento de abutres, já que esses animais se alimentam muitas vezes de carcaças.

Dessa forma, o caso foi aparentemente solucionado, mas certamente não era essa a explicação esperada por aquelas pessoas que, no intuito de descobrir de que tipo era carne que caíra do céu em 1876, acabaram por comer vômito de abutres.


+Saiba mais sobre curiosidades por meio das obras disponíveis na Amazon:

Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2vzQa1b

O Livro dos Mortos do Antigo Egito, de E. A. Wallis Budge (2019) - https://amzn.to/2vzXF8o

Mitologia Nórdica, Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/2NVJsch

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W