Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família real britânica

O dia em que Diana correu com outras mães na escola de Harry

A foto icônica da princesa de Gales correndo descalça tem um significado especial — mais uma prova de seu amor pelos filhos

Alana Sousa Publicado em 25/07/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diana correndo ao lado de outras mães na escola do príncipe Harry - Divulgação/YouTube/ Access
Diana correndo ao lado de outras mães na escola do príncipe Harry - Divulgação/YouTube/ Access

Diana, a princesa de Gales, além de ter sido uma humanitária exemplar, admirada em todo o mundo, era uma mãe extraordinária. Desde quando deu à luz a William, em 1982, Lady Di quebrou regras da corte da Elizabeth II para manter os filhos ao seu lado.

Entre decidir levar as crianças em viagens e compromissos reais ao redor do globo, algo que se destacou na maneira que Diana criava os meninos foi a escolha de matriculá-los em uma escola comum, fora das propriedades do palácio. Até aquele momento, todos os pequenos da realeza britânica eram educados em casa, como foi o caso de Elizabeth II.

Para Diana, no entanto, o protocolo parecia ultrapassado. A princesa queria que William e Harry, que nasceu em 1984, tivessem uma infância normal — na medida do possível. Os desafios da monarquia eram muitos, e Lady Di se esforçava para colocar os meninos em primeiro lugar.

Seu amor por ambos era tanto que uma das fotos mais icônicas da princesa aconteceu na Wetherby School, escola que Harry frequentava ainda nos seus primeiros anos. A instituição estava comemorando o Dia do Esporte e planejou um evento para os pais; Diana, sem dúvidas, marcou presença.

A foto de Diana correndo

É raro alguém que nunca tenha visto a foto da princesa Diana descalça, usando um blazer preto e uma saia bege, correndo ao lado de outras mães em um gramado. O episódio ocorreu em 1991, quando o príncipe Harry tinha apenas sete anos.

Segundo a revista Harper's Bazaar, é comum que as escolas organizem um evento para os alunos no Dia do Esporte. É uma maneira de colocar os pais e os filhos para fazerem atividades juntos, além de ser algo tradicional na Inglaterra.

Mesmo estando sempre sob os holofotes, sendo perseguida pela mídia em todos os lugares em que frequentava, a princesa de Gales usou a oportunidade para mostrar que sua função como mãe era a mais importante de sua vida.

Lady Di não venceu a corrida do Dia do Esporte, mas colocou todo seu esforço e é aparente sua vontade de competir. Vídeos do momento circulam na internet e são prova da naturalidade da filantropa em tarefas cotidianas.

Naquela época, Diana e Charles já enfrentavam crises no casamento. A relação jamais fora calma e ambos passavam mais tempo separados do que juntos, além disso, as relações extraconjugais do primogênito de Elizabeth II contribuíram para o declínio do matrimônio.

Quase um ano mais tarde, em 1992, o casal real se separaria em meio a acusações polêmicas e rivalidade. Embora não estivessem vivendo mais na mesma casa, o divórcio oficial só saiu bem depois, em 1996.

Ainda assim, Diana continuava a ver os filhos e compartilhar a guarda com o príncipe de Gales. Entre férias, abraços e momentos de saudade, Lady Di esteve presente na vida de Harry e William até seus últimos dias.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7